UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista, 07 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM LETRAS (11.86.01.22)
Curso: MESTRADO EM LETRAS/PPGL - BOA VISTA
Código: PGL001M
Nome: LINGUAGEM E IDENTIDADE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: 1- Linguagem e Identidade 60 horas: 4 créditos DESCRIÇÃO: Analisar noções de linguagem e identidade, a partir das suas inter-relações, tendo como perspectiva o conceito de identidades múltiplas e construídas no contexto de interação lingüístico-social, considerando o sujeito historicamente constituído.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA APPEL R. & MUYSKEN P. Bilingüismo y contacto de lenguas. Barcelona: Ariel, 1996. BARTH, F. Los grupos étnicos y sus fronteras. La organizacion de lãs diferencias culturales. México: Fondo de Cultura Econômica, 1976. CALVET, L-J. Sociolingüística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2002. GEERTZ, C. A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar Editoras, 1978. GUMPERZ, J. J. (org.). Language and social identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1982. HALL, S. A questão da identidade cultural. (Textos didáticos). Campinas: IFCH/UNICAMP, 1995. __________. Da Diáspora. Identidades mediações culturais. L. Sovik (org.). Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003. HELLER, M. Bilingualism an multilingualism. In J. Verscheren, J. Östman & J. Blommaert (eds.) Handbook of pragmatics. Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamins Publ. Co, 1995. MELLO, H. A. B. de O falar bilíngüe. Goiânia: Ed. da UFG, 1999. MOITA LOPES, L. P. da. Identidades fragmentadas. Campinas: Mercado das Letras, 2002. MORIN E. A noção desSujeito. In Novos paradigmas, cultura e subjetividade. D. F. Schnitman (org.). Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. SIGNORINI, I. (org.) Língua(gem) e identidade. Campinas: IFCH/UNICAMP, 1992. SILVA, T. T. da. (org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. SCHINITMAN, D. F. Introdução: ciência, cultura e subjetividade. In D. F. Schinman (org.) Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1966. SOUZA, O. Fantasia de Brasil. As identificações na busca da identidade nacional. Rio de Janeiro: Escuta, 1994. VERMES G. & BOUTET J. (orgs.). Multilingüismo. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1989.

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