Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
Unidade Responsável: |
COORDENACAO DO CURSO DE GESTAO TERRITORIAL INDIGENA (11.70.02) |
Curso: |
GESTÃO TERRITORIAL INDÍGENA/INSIKIRAN - BOA VISTA - BACHARELADO |
Código: |
GTI005 |
Nome: |
ETNODESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE TERRITÓRIO INDÍGENA |
Carga Horária Teórica: |
72 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
72 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
Estudo das teorias do desenvolvimento. Conhecer a discussão sobre etno desenvolvimento no campo acadêmico e do desenvolvimento de projetos em comunidades. Apresentar experiências com projetos indígenas. Apresentar a lógica do planejamento e ação por projetos. Entendimento epistemológico e político da racionalidade instrumental. Reflexão sobre as perspectivas de desenvolvimento em conflito. Análise crítica sobre o discurso desenvolvimentista das elites de Roraima. Relações entre meio ambiente, território, economia e cultura. Discussão sobre uso, adoção e elaboração de tecnologias contextualizadas. Conhecer as discussões dos movimentos indígenas sobre desenvolvimento. Avaliar comparativamente as perspectivas individualistas e comunitárias. Levantar o debate sobre autonomia e autossustento presente no movimento indígena de Roraima. Refletir sobres as políticas públicas e sua relação com o etno desenvolvimento indígena. |
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