Ementa/Descrição: |
A disciplina se dedica ao estudo das teorias que priorizam a explicação dos processos sócio-históricos e comunicativos com base e a partir de matrizes reflexivas culturais da Amazônia. Introduz ao universo dos estudos sobre a dimensão cultural das sociedades, especialmente os que reconhecem a face ativa dos diferentes grupos sociais com os diferentes campos e subcampos da indústria cultural. Debate a noção de cultura, o mercado cultural e os circuitos de legitimação, enfatizando a dimensão constitutiva do homem e das sociedades amazônicas. E, propõe uma recuperação do conceito antropológico e sociológico de cultura para lançar um olhar crítico sobre explanações produzidas pelos estudos culturais e pelas suas diferentes variantes. Discute a dimensão constitutiva dos processos culturais e comunicativos na sociedade. Estuda os conceitos de interação, experiência e apropriação, como elementos dos processos comunicativos e na tessitura das relações socioculturais no contexto amazônico. E analisa, em um diálogo teórico-empírico, as especificidades do comunicacional nos diferentes processos e práticas culturais da região. Objetiva proporcionar uma melhor compreensão da formação histórica, econômica, social e cultural da Amazônia, com ênfase em seus processos comunicacionais comunicativos. Estuda as variáveis que concorrem para a formação da experiência social amazônica que configuram e são configurados pelos os processos comunicativos contemporâneos. E, discute a formação da base socioeconômica exportadora da Amazônia em seus sucessivos ciclos, os modelos de integração e os projetos de desenvolvimento e ocupação do território. Observa a diversidade social e cultural regional, abordando os aspectos sincrônicos e diacrônicos de sua constituição, e busca, assim, compreender as contradições e as negociações culturais presentes nesse processo. Aborda os saberes locais, duradouros no tempo e dinâmicos na sua espacialidade, problematiza as estratégias de análise destes objeto |
Referências: |
ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo/Porto Alegre: Edusp/Zouk, 2007. BURKE, Peter. O Que é História Cultural? São Paulo: Zahar Editor, 2005. CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 2000. CANEVACCI, Massimo. Culturas extremas: mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. CHAUÍ, Marilena. IANNI, Octavio, WEFFORT, Francisco et al. A Cultura do Povo. São Paulo: EDUC, 1982. DARNTON, R. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. ELIAS, N. O processo civilizador: Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994, v I. ELIAS, N. O processo civilizador: Formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993, v. II. GALENO, Alex. CASTRO, Gustavo. COSTA, Josimey (Orgs.). Complexidade à flor da pele: ensaios sobre ciência, cultura e comunicação. São Paulo: Cortez Editora, 2003. GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização, 1995. HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. HAMBURGER, E. I. Indústria cultural brasileira (vista daqui e de fora). In: MICELI, S. (Org.). O que ler na ciência social brasileira 1970-2002. São Paulo/Brasília: Anpocs/Capes, 2002. HIRSCH, P. 1972. Processing fads and fashions: an organization-set analysis of cultural industry systems. American Journal of Sociology, n. 77. HOGGART, R. La culture du pauvre: etude sur le style du vie des classes populaires en Angleterre. Paris: Les Editions de Minut, 1984. KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001. KERCKHOVE, Derrick de. A pele da cultura. Lisboa: Relógio DÁgua Editores, 1997. MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. MCLUHAN, Marshal. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix, 2005. MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo: neurose. Volume I. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1990. RIBEIRO, Darcy. O Processo Civilizatório: etapas da evolução sociocultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975. STAROBINSKI, J. As máscaras da civilização: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. WILLIAMS, Raymond. Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
|