UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista, 16 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROG. DE PÓS-GRAD. EM COMUNICAÇÃO (11.86.01.19)
Código: PPGC0005
Nome: COMUNICAÇÃO E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A disciplina aborda a aplicação das Teorias da Representação aos processos comunicacionais. O estatuto representacional do texto midiático. O legado das representações. Representação, identidade, espaço e tempo. Representação e transtextualidade e intertextualidade. Representação e memória. Representação, imagem, sujeito e objeto. Representação e indústrias culturais. E, representação e virtualidade. Dá ênfase à relação entre midiatização, cotidiano e práticas sociais emergentes, tais como a produção da alteridade, da sociabilidade e dos processos de construção social das identidades na Amazônia e no Caribe. E, refere-se ao estudo da incidência da esfera comunicativa e midiática na conformação das identidades contemporâneas, com ênfase na construção de representações e significados. Envolve estudos teórico-metodológicos sobre o papel da comunicação na construção de dinâmicas sociais, matrizes identitárias, experiências de interação e processos de consumo e apropriação. E, discute as identidades nacionais e regionais; a escola na constituição das identidades; os processos de recepção e as identidades de gênero e classe. Trata das consequências da ação comunicacional no processo de constituição e/ou representação das identidades no mundo contemporâneo e das relações entre comunicação, identidades culturais e poder, considerando as mediações presentes nos processos comunicacionais e na vida cotidiana, a partir do olhar da diversidade cultural, como ações articuladoras de novas práticas sociais e fomentadoras de novas atitudes e mentalidades sobre a sociedade. Abrange as diferentes concepções de identidade e suas relações com os discursos comunicacionais e midiáticos, nos seus diversos suportes, gêneros e formatos, os processos de construção, as relações de poder e as formas de mediação e interação na sociedade civil, com enfoque para as práticas culturais envolvendo o estudo da alteridade. Destaca a comunicação em sua relação com os processos de construção de identidad
Referências: ARRUDA, A (Org.). Representando a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1999. BAUMAN, Z. Comunidade: A Busca por Segurança no Mundo Atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. BAUMAN, Z. Globalização: As consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999. GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Humanitas, 2003. HALL, Stuart and Du GAY, Paul. Questions of cultural identity. London: Sage, 1997. HALL, Stuart and JEFFERSON, Tony. Resistance through rituals: youth subcultures in post-war Britain. London: Hutchinson & Co., 1976. JODELET, Denise. (org.). As representações sociais. Rio e Janeiro: EDUERJ, 2001. KIM, Sujeong. Rereading David Morley’s The ‘Nationwide’ Audience. Cultural Studies, v. 18, n.1, January 2004, pp. 84-108. LINS, D. (Org.). Cultura e subjetividade: saberes nômades. 5. ed. São Paulo, SP: Papirus, 1997. LUZ, M.A. Cultura negra em tempos pós-modernos. 3rd ed. Salvador: EDUFBA, 2008. MACHADO, C.J.S.; SANTIAGO, I.M.F.L.; NUNES, MLS.(orgs.) Gêneros e práticas culturais: desafios históricos e saberes interdisciplinares [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2010. MATTELART, Armand; NEVEU, Érik. Introdução aos estudos culturais. São Paulo: Parábola, 2004. MORLEY, David. The Nationwide audience: structure and decoding. London: British Film Institute, 1980. MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2007. PRENDERGAST, Christopher. Cultural materialism: On Raymond Williams. Minneapolis: Minnesota Press, 1995. SANTOS, J.T. O poder da cultura e a cultura no poder: a disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil [online]. Salvador: EDUFBA, 2005. SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. TASSO, I.; NAVARRO, P., (orgs.). Produção de identidades e processos de subjetivação em práticas discursivas [online]. Maringá: Eduem, 2012. WILLIAMS, Raymond. Culture is ordinary. In: GRAY, Ann; McGUIGAN, Jim. Studying culture. London: Arnold, 1997. WILLIAMS, Raymond. Base and superstructure in Marxist cultural theory. In: MUKERJI, Chandra, SCHUDSON, Michael(eds.). Rethinking popular culture: contemporary perspectives in cultural studies. Berkeley, L.A., London: University of California Press, 1991.

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