UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista, 31 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (11.86.01.19)
Código: PPGC0006
Nome: ESTÉTICA E VISUALIDADES AMAZÔNICAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A disciplina problematiza as dimensões estéticas, cognitivas e tecnológicas da comunicação e da informação, focalizando nas implicações semióticas, sensoriais e afetivas dos dispositivos midiáticos e sua atuação no processo de construção das visualidades amazônicas. Debate os processos de subjetivação contemporâneos e seus atravessamentos, seja pela diversidade de objetos técnicos, audiovisuais e informacionais, seja pela paisagem subjetiva (audiovisual) que eles geram. Abrange estudos sobre os signos e as significações instaurados pelas linguagens, pelos sistemas de representação, pelos processos criativos e pelas dimensões do sensível e da cognição na comunicação e na cultura. Trata da construção do imaginário amazônico e reúne estudos e investigações sobre os processos da comunicação que envolvem os fenômenos relacionados às imagens, linguagens, representações e estéticas a partir de uma perspectiva ecossistêmica. Considera o estudo da visualidade amazônica com ênfase nos estudos a respeito dos aspectos discursivos, textuais, imagéticos e estéticos, que passam pela comunicação, em sua relação com outros sistemas discursivos: mídia e de seus produtos; cinema, artes, música; entre outros. Busca compreender o papel da estética nos processos comunicativos e/ou a dimensão estética dos processos comunicacionais, indagando sobre as dinâmicas de confluências entre a cultura midiática e as experiências sociais do gosto, do sentir coletivamente e da intersubjetividade. E, evidencia as interseções entre as teorias estéticas e as experiências comunicativas na cultura amazônica; a relação entre arte e comunicação; as práticas alegóricas e anafóricas da cultura comunicativa regional; os modelos críticos; e as suas formas de sensibilidade contemporâneas. Destaca os conceitos de imagem e suas linguagens no contexto de sociedade e tecnologia. Aborda a diversidade de suportes midiáticos e as implicações para o papel da imagem na cultura contemporânea. E, estuda a discursividade im
Referências: AUMONT, J. A imagem. Campinas, SP: Editora Papirus, 2004. BARTHES, Roland. A aventura semiológica. Lisboa: Edições 70, 1987. BARTHES, Roland. Mitologias. 5.ed. São Paulo: Difel, 1982. BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BERGSON, Henri. Memória e vida. São Paulo: Martins Fontes, 2006. BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Trad. de Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor, 1997. BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: Edusc, 2004. CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1999. CASA NOVA, V.; MAIA, A. C. N. (Org.). Ética e imagem. 1. ed. Belo Horizonte: c/Arte, 2010. CATALÀ, J. M. D. A forma do real: introdução aos estudos visuais. São Paulo: Editora Summus, 2008. CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006. COURTÈS, Joseph. Introdução à semiótica narrativa e discursiva. Coimbra: Almedina, 1979. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs vol.1. São Paulo: Ed. 34, 1995. DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 1992. DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2ª ed., 2003. FISKE, J. Television culture. London: Routledge, 1987. FONTANILLE, Jacques. Significação e visualidade: exercícios práticos. Porto Alegre: Sulina, 2005. FONTANILLE, Jacques. Semiótica do discurso. São Paulo: Contexto, 2007. GRANDI, R. Texto y contexto en los medios de comunicación. Barcelona: Bosch, 1995. GREIMAS, A. J. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Petrópolis: Vozes, 1975. HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1975. HJELMSLEV, Louis. Ensaios linguísticos. São Paulo: Perspectiva. 1991. JOST, François. Seis lições sobre televisão. Porto Alegre: Sulina, 2004. JOST, François. Compreender a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2010. LACALLE, Charo. As novas narrativas de ficção televisiva e a internet. Revista Matrizes, São Paulo, jan./jul. 2010, p. 79-102. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n. 19, p. 20-28, 2002. LORITE, Nicolás. La cámara como principal herramienta para la investigación audiovisual de los procesos de dinamización intercultural mediatizados. Edição especial 20 anos do PPGCOM UFRGS, (pp. 178-199) n. 34, set./dez, 2015. MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2001. PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2009. RANCIÈRE. Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009. VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Unisinos, 2004. VIZEU, Alfredo; MOTA, Celia; PORCELLO, Flávio (orgs.). Telejornalismo: a nova praça pública. Florianópolis: Insular, 2006.

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