UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista, 15 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROG. DE PÓS-GRAD. EM COMUNICAÇÃO (11.86.01.19)
Código: PPGC0007
Nome: CARTOGRAFIAS POLÍTICAS, CULTURAIS E MEMORIALÍSTICAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A disciplina objetiva discutir como a memória se configurou como um problema para as ciências humanas e sociais, sobretudo a sociologia, a antropologia, a história e a comunicação. Discute conceitos desenvolvidos e debatidos no contexto dessas disciplinas, como por exemplo: quadros sociais, memória coletiva, identidade, mito, ritos, patrimônio, história de vida, lugares de memória, usos do passado, cultura da memória e nostalgia etc. Demarca os séculos XX e XXI como períodos prioritários da gestão política da memória, em seus dispositivos de saber e poder em meio às cartografias do esquecimento. E, foca no estudo das perspectivas teóricas e procedimentos metodológicos relacionados ao uso dos suportes da memória como fonte de pesquisa para comunicação e cultura.
Referências: BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 5.ed. São Paulo: Brasiliense, 1993, p. 197-221. BOURDIEU, P. A Produção da Crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk, 2002. BOURDIEU, P. BOLTANSKI, L. CASTEL, R. CHAMBOREDON, J. C. Un art moyen, essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris: Minuit, 1965. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. CUNHA, Maria Clementina Pereira (Org.). O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, 1992. DE DECCA, Edgard. As desavenças da história com a memória. In: SILVA, Zélia Lopes da (org). Cultura Histórica em Debate. São Paulo: Ed. UNESP, 1995. FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. In: Microfísica do Poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 16. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2001. p.15-37. FOUCAULT, Michel. O que é a Crítica. Qu'est-ce que la critique? Critique et Aufklärung. Bulletin de la Société française de philosophie, Vol. 82, no 2, pp. 35 - 63, avr/juin 1990. Disponível: http://portalgens.com.br/portal/images/stories/pdf/critica.pdf FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos II – Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: M. Fontes, 2003. GROSSI, Yonne de S.; FERREIRA, Amauri, C. Razão narrativa: significado e memória. História Oral: Revista da Associação Brasileira de História Oral. São Paulo, v.4, n.4, p. 25-38 jun. 2001. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. HALL, Michael. História oral: os riscos da inocência. O direito à memória. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico, 1992. p. 157-160. LE GOFF, J. Memória. História e Memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1996. MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisitada. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1994. MONTENEGRO, Antonio; FERNANDES, Tania. (orgs.) História oral: um espaço plural. Recife: Universitária; UFPE, 2001. NEVES, Lucilia de Almeida. Memória, história e sujeito: substratos da identidade. História Oral: Revista da Associação Brasileira de História Oral. São Paulo, v.3, n. 3, p. 109-116, jun. 2000. NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano – um livro para espíritos livres. São Paulo: Editora Nova Cultural, 2006. NORA, Pierre. Entre memória e história, a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, p. 7- 28, dez. 1993. PERROT, Michele. A força da memória e da pesquisa histórica. In: Projeto História: revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: EDUC, n. 17, p. 351-360, nov. 1998. POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 5, n.10, p. 200-212, 1992. POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n.3, p. 3-15, 1989. THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. THOMSON, Alistair. Aos cinqüenta anos: uma perspectiva internacional da história oral. In: FERREIRA, Marieta de Morais (org) História Oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Fiocruz/ Casa de Oswaldo Cruz/ CPDOC – FGV, 2000. p. 47-65.

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