UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista, 31 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (11.86.01.19)
Código: PPGC0008
Nome: PATRIMÔNIO CULTURAL E SABERES TRADICIONAIS AMAZÔNICOS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A disciplina apresenta os conceitos de Patrimônio Cultural e as dinâmicas de implementação do tombamento de bens patrimoniais materiais e imateriais como possibilidade de trabalhar os saberes tradicionais amazônicos e suas diferentes vertentes sociais. Amplia o olhar para a dimensão educativa apresentando proposições de interlocução com materiais didáticos destinados ao ambiente educacional formal e informal. Trabalha a interface comunicação, memória, imaginário e suas inter-relações: com o patrimônio material e imaterial na contemporaneidade; com a diversidade dos saberes tradicionais amazônicos; e, com as afetações do processo de midiatização do cotidiano, da sociabilidade e das práticas culturais tradicionais.
Referências: ABREU, R.; CHAGAS, Mario. Memória e Patrimônio: Ensaios contemporâneos. 2 ed. Rio de Janeiro. Lamparina, 2009. ANDRADE, K.; FLORES, K. M.; BODNAR, R. (orgs.). Populações tradicionais do Tocantins: cultura e saberes de comunidades quilombolas. Palmas/TO: UFT, 2013. BARCENA, Fernando; MÈLICH, Joan-Carles. La educación como acontecimiento ético: natalidad, narración y hospitalidad. Barcelona: Ediciones Paidós, 2000. BENJAMIN, W. ADORNO: T. E GOLDMANN, L. A Sociologia da Arte IV. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969. BOSI, E. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. 3. ed. São Paulo, Companhia das Letras, 1994. BOURDIEU, P. DARBEL, A. SCHNAPPER D. O amor pela arte. Os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo/Porto Alegre: Edusp/Zouk, 2003. BOURDIEU, P. SAINT-MARTIN, M. 1976. Anatomie du gout, ARSS, n. 5. CUNHA, Maria Clementina Pereira (Org.). O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, 1992. FUNARI, P.; PELEGRINI, S. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro. Editora Zahar, 2006. LEITE, E. Turismo cultural e patrimônio imaterial no Brasil. São Paulo: Intercom, 2011. MARCHETTE, T. D. Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil. Curitiba-Paraná, Editora InterSaberes, 2016. PELEGRINI, S. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 26, nº 51, p. 115-140 – 2006. PESAVENTO, S. Cidade, espaço e tempo: reflexões sobre a Memória e o patrimônio urbano. Cadernos do LEPAARQ – Textos de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio. V. II, n°4. Pelotas, RS: Editora da UFPEL. Ago/Dez 2005. TREVISAN, A. C. C. Educação para o Patrimônio Cultural: Propostas de práticas para a educação formal. Londrina, EdUniFil, 2012. VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 2001.

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