Ementa/Descrição: |
A disciplina enfoca os processos midiáticos, compreendidos como a articulação complexa entre dispositivos, lógicas, processos técnicos e linguagens em circulação, que são estruturantes e estruturados por processos sociais e culturais na contemporaneidade. Problematiza a cultura do consumo e os processos de midiatização da sociedade e das práticas culturais. Trata da relação das mídias e tecnologias digitais no cenário da globalização, da diversidade cultural em sua relação com as mídias, e, do consumo das representações comunicacionais e midiáticas. Debate o consumo cultural e as identidades, o campo jornalístico e a cultura popular e os gêneros comunicacionais relacionando-os aos processos de significação. Discute ainda a dimensão cultural dos processos midiáticos e comunicacionais; o espetáculo, o poder; a subjetividade, as narrativas e as experiências estéticas multiculturais e intersubjetivas do sentir coletivo (gosto, tribos, torcidas, fãs-clubes, comunidades virtuais etc.); o consumo cultural e as representações imagéticas das identidades. Aborda o consumo da cultura, a recepção ativa das mídias e o processo de redefinição do senso de pertencimento, organizado cada vez menos por lealdades nacionais e cada vez mais pela participação em comunidades transterritoriais ou desterritorializadas. E, pesquisa a mídia como organização estruturada e estruturante de poder, instituinte e organizadora de processos societários nos contextos socioculturais dos demais campos sociais. Toma o midiático como instância articuladora e constituinte de práticas sociais que se produzem e reproduzem pela mediação de dispositivos e sistemas sociotécnicos. Estuda as modalidades e processos específicos por meio dos quais a mídia condiciona e é condicionada pelos modos, práticas e lógicas de relação que constituem o mundo da vida e a organização social. E, examina a centralidade dos processos de comunicação midiática atores, rotinas, ritualidades, dispositivos, digitalização, convergênci |
Referências: |
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