UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista, 01 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROG. DE PÓS-GRAD. EM COMUNICAÇÃO (11.86.01.19)
Código: PPGC0011
Nome: ESTUDOS DE MÍDIA E JORNALISMO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A disciplina trabalha o jornalismo e sua relação com a pluralidade de mundos sociais e a representação das diferenças; o jornalismo como mediação sócio-cultural; e as relações entre jornalismo e cultura. Trabalha a narrativa jornalística e a representação das diferenças nos meios; a constituição das identidades, dos estereótipos e do outro na mídia jornalística. Discute temas relativos às especificidades do jornalismo: história do jornalismo; mudanças e permanências nas diversas dimensões do jornalismo; e dinâmicas contemporâneas dos diversos gêneros ou editorias - política, cultura, economia, meio ambiente, dentre outras. No jornalismo ambiental, detalha as estratégias midiáticas e do discurso ambiental; as vertentes dos discursos midiáticos sobre a natureza da Amazônia; e, a reconfiguração dos conceitos de populações tradicionais e de recursos naturais. Debate o percurso discursivo dos conceitos de ecologia, biodiversidade, ecossistema, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e a consequente disputa pela produção de sentidos sobre esses conceitos. Detalha a inserção da Amazônia na discussão ambiental globalizada. Abarca também os estudos do jornalismo em sua interface com as tecnologias, especialmente relacionadas ao universo das mídias e de seus desdobramentos na sociedade contemporânea: análise do papel da imagem em diferentes suportes; e, estudos de jornalismo nas mídias tradicionais, nas mídias sociais e na web. É orientada por propostas teóricas e metodológicas diversas, desconsiderando fronteiras disciplinares. Maneja o conceito de cibercultura, destacando as transformações ocorridas na sociedade a partir das novas tecnologias da informação. Problematiza o conceito de ciberespaço, as condições tecno-sociais (tecnologia e sociedade pós-moderna), destacando a importância e estruturação das mídias e redes sociais e suas implicações nas transformações das práticas jornalísticas. Contextualiza a evolução, a prática e a presença de novos atores no jornalismo
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