UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista, 31 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (11.86.01.19)
Código: PPGC0012
Nome: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A disciplina tem como eixos condutores os debates sobre a escolha estratégica em comunicação e jornalismo; as lógicas institucionais da comunicação midiática; a comunicação midiática na construção do universo simbólico; e, o uso de estratégias midiáticas por instituições não midiáticas. Refere-se às estratégias que agem como promotoras da articulação e de organização entre a esfera midiática e os demais campos sociais. Envolve estudos teórico-metodológicos sobre as relações do campo das mídias com os demais campos, especialmente as estratégias que este campo aciona, ou dele são tomadas por empréstimo, para construir o espaço público contemporâneo, para assegurar a presença das instituições nesse espaço e para instituir algumas formas de vínculo social entre as instituições e os usuários de suas ofertas. Agrega as pesquisas que trabalham com as estratégias mobilizadas pela comunicação institucional e organizacional diante da midiatização da sociedade; estratégias dos discursos midiáticos; usos e apropriações estratégicas dos suportes em ambientes comunicacionais digitais. Analisa a construção dos discursos institucionais; os discursos e relações de poder; o receptor como interlocutor e os paradoxos das estratégias institucionais em comunicação. Critica o paradigma difusionista pelo viés da comunicação para o desenvolvimento e as campanhas comunicacionais.
Referências: ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro, J. Zahar Editor, 1985. ADORNO, T. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. BAUDRILARD, Jean. As Estratégias fatais. Rio de Janeiro: Rocco, 1996. BOURDIEU, Pierre. Economia das trocas linguísticas. São Paulo: EDUSP, 1996. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. COELHO NETTO, J. Teixeira. Semiótica, informação e comunicação. São Paulo: Perspectiva, 2007. COULANGEON, P. DUVAL, J. The Routledge Companion to Bourdieu’s Distinction. London/New York: Routledge/CRESC, 2014. HUFF, A. S. (Ed.) Mapping strategic thought. New York: John Wiley & Sons, 1990. HININGS, C. R., GREENWOOD, R. The dynamics of strategic change. New York: Brasil Blackwell, 1988. KUNSCH, M.M.K. Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. V.I. São Paulo: Saraiva, 2009. LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994. MINTZBERG, H. The strategy concept I: five ps for strategy. California Management Review, 1987, 30(1), p. 11-24. MINTZBERG, H. AHLSTRAND, B. & LAMPEL, J. Strategy safari: a guided tour through the wilds of strategic management. New York: The Free Press, 1998. MORGAN, G. Images of organization. London: Sage Publications, 1986. POWELL, W.W.& DiMAGGIO, J. (Eds.) The new institutionalism in organizational analysis. Chicago: The University of Chicago Press, 1991. SAAD CORREA, Elizabeth. Estratégias 2.0 para mídia digital: internet, informação e comunicação. São Paulo: Senac, 2008. SCOTT, W. R. Institutions and organizations. London: Sage Publications, 1995. SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis. São Paulo: Vozes, 2006.

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