UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista, 07 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (11.86.01.21)
Código: ED003
Nome: PESQUISA EM EDUCAÇÃO I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Estudo das diversas concepções teóricas e práticas de pesquisa. Fundamentos epistemológicos da construção do conhecimento científico na área da educação. Métodos e técnicas referentes à produção científica. Abordagens contemporâneas que fundamentam as práticas científicas e investigativas no campo educacional. Modalidades, instrumentos de investigação e análise.
Referências: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa.2. ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004. BIANCHETTI, L.; MEKSENAS, P. (Org.). A trama do conhecimento: teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. Campinas: Papirus, 2008. v. 1. COSTA, Marisa V.; BUJES, Maria I. E. Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras.Rio de Janeiro: DP&A, 2005. GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007. GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, DF: Plano, 2002. Série pesquisa em educação, 1. HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos.Brasília, DF: Líber Livro, 2008. Série pesquisa, 17. KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais.São Paulo: Cortez, 2000. LESSARD-HÉBERT, Michelle; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, GÉRALD. Investigação qualitativa: fundamentos e práticas.3. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2008. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. LUNA, Sergio Vasconcelos. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2ª Ed. 2011. MARQUES, Mario Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 4. ed. Ijuí: Ijuí, 2003. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. MINAYO, Maria Cecília de Souza (ORG.) Pesquisa social - teoria, método e criatividade.Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário. (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendência para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002, p. 51-85. OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda; BARRETO, Raquel Goulart. (Orgs.). Pesquisa em educação: métodos, temas e linguagens. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

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