UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista, 07 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (11.86.01.21)
Código: ED004
Nome: PESQUISA EM EDUCAÇÃO II
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Estudo de diferentes perspectivas de análise e interpretação do material empírico da pesquisa. Planejamento do desenho teórico-metodológico, tendo em vista a elaboração do projeto para a dissertação.
Referências: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em Pesquisa e Avaliação Educacional. Brasília: Líber Livro, 2005. Série Pesquisa, v. 13. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al (orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008. p.295-315. COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel. (Org.). Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. CRUZ, Ricardo G.; BIGLIARDI, Rossane V.; MINASI, Luis F. A dialética materialista de Paulo Freire como método de pesquisa em Educação. In: Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul (UCS), v. 19, n. 2, p. 40-54, mai./ago., 2014. FONSECA, Claudia. Que ética? Que ciência? Que sociedade? In: FLEISCHER, Soraya (org.). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Brasília: Letras Livres; UnB, 2010. p. 39-70. GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. 9. Ed. São Paulo: Ática, 2006. GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007. GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil.Brasília: Plano, 2002. MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004. MEYER, Dagmar E. E.; PARAÍSO, Marlucy A.. (orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2.ed. Belo Horizonte: Mazza, 2014. SILVA, Haike R. K. da. Considerações e confusões em torno de História Oral, história de vida e biografia. Métis: História &Cultura, Caxias do Sul: UCS, v.1, n.1, p.25-38, jan./jun. 2002. MILLS, Wright. Sobre o artesanato intelectual. In: MILLS, Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p. 21 -58. NÓVOA, António. Em busca da liberdade nas universidades: para que serve a pesquisa em educação. Educação e Pesquisa, [S.l.], v. 41, n. 1, p. 263-272, 2015. PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro (org.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006. SCHNAPPER, Dominique. A compreensão sociológica: como fazer análise tipológica. Lisboa: Gradiva, 1999.

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