UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista, 20 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (11.86.01.21)
Código: ED007
Nome: FORMAÇÃO, NARRATIVA, IDENTIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: O surgimento das fontes (auto)biográficas nas pesquisas qualitativas – a Escola de Chicago; As diferentes dimensões da pesquisa (auto)biográfica: biografia, autobiografia, relato de vida e história de vida; A narrativa autobiográfica como instrumento pedagógico e de pesquisa na construção da identidade docente; A construção e análise de dados biográficos; O reconhecimento da interculturalidade no contexto educacional da Amazônia.
Referências: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. História e histórias de vida: destacados educadores fazem a história da Educação rio-grandense. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. ALHEIT, Peter e DAUSIEN, Betinna.Processo de formação e aprendizagem ao longo da vida. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 177-197, jan./abr. 2006. BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/Zygmunt Bauman. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005. BACHELART, Dominique e Pineau. Le biographique, la reefflexivité et les temporalités. Articuler langues, culturas et formation.L´Harmattan: Paris. 2009. BERGER, Peter L. e LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985. BERTAUX, Dniel. Narrativas de vida. A pesquisa e seus métodos. São Paulo/Natal: Paulus e EDUFRN, 2010. BOURDIEU, Pierre. As contradições da herança. In: LINS, Daniel (Org.). Cultura e Subjetividade: saberes nômades. Campinas, SP: Papirus, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. _______. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. GABRIEL, Gilvete de Lima. Narrativas autobiográficas como prática de formação continuada e de atualização de si. Os grupos-referência e o grupo reflexivo na mediação da constituição identitária docente. Curitiba: Editora CRV, 2011. RICOEUR, Paul. Parcours de la reconnaiissance. Paris: Editora Stock.2004. ____. Soi-même comme un autre. Paris: Éditions du Seuil, 1990 ____. A Metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2000. ____. Tempo e narrativa. Tomos I, II, III. São Paulo: Editoras WMF Martins Fontes, 2010.

SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server3.jboss3 v4.8.22