UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista, 01 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM LETRAS (11.86.01.22)
Curso: MESTRADO EM LETRAS/PPGL - BOA VISTA
Código: PGL214M
Nome: LINGUÍSTICA APLICADA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 4
Ementa/Descrição: Panorama histórico e científico e o estudo das relações entre linguagem e sociedade, a partir da Linguística Aplicada, no seu âmbito multi/inter/ transdisciplinar, abordando processos de uso da linguagem e de construção de sentido em diferentes contextos
Referências: ARCHANJO, A. Linguística Aplicada: uma identidade construída nos CBLA. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, vol. 11, n. 3, p. 609-632, 2011 http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n3/02.pdf MENEZES, V.; SILVA, M. M.; GOMES, I.F. Sessenta anos de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, R.C.; ROCA, P. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. Disponível em: http://www.veramenezes.com/linaplic.pdf MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2000. _____. Linguística aplicada (in)disciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. NASCIMENTO E SILVA, D. A propósito de Linguística Aplicada: 30 anos depois: quatro truísmos correntes e quatro desafios. D.E.L.T.A., vol. 31, p. 349-376, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/0102-445007158226872892 PENNYCOOK, A.; PESSOA, Rosane Rocha; SILVESTRE, V. P. V. Reflections on Critical Applied Linguistics: a conversation with Alastair Pennycook. Revista Signótica, v. 28, p. 613-631, 2016. https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/44708 PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics. Lawrence Erlbaum Associates, 2001. RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. RECHETNICOU, A.; LIMA, S.; BONINI, A. Blog jornalístico e a produção do discurso de resistência nas práticas de leitura e escrita. Revelli: Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas, v. 8, p. 145-165, 2016. http://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/viewFile/4732/3241 SOUZA, A.L. S. Linguagem e Letramentos de Reexistência: Exercício para a Reeducação das Relações Raciais na Escola. Linguagem em Foco, v. 8, p. 10-10-10, 2016. http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%208%20n%202%202016%20-%20artigo%205.pdf KLEIMAN, Angela B.; GRANDE, P. B. Interseções entre a linguística aplicada e os estudos de letramento: desenhos transdisciplinares, éticos e críticos de pesquisa? Revista Matraga, v. 22, p. 11-30, 2015. http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/17045 BARBOSA, V. S.; ARAÚJO, A. D.; ARAGAO, C. Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 16, p. 623-650, 2016. http://www.scielo.br/pdf/rbla/v16n4/1984-6398-rbla-16-04-00623.pdf SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; NASCIMENTO, L. M. Leitores-navegantes de textos e hipertextos da literatura. Gragoatá (UFF), v. 21, p. 354-379, 2016. http://www.gragoata.uff.br/index.php/gragoata/article/view/691/550 TERMINOLOGIA SOBRE LETRAMENTOS: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/ ASSIS-PETERSON, A. A.; COX, M. I. P. Standard English & World English: entre o siso e o riso. Calidoscopio (Online), v. 11, p. 153-166, 2013. http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2013.112.05 REICHMANN, Carla Lynn. 'A professora regente disse que aprendeu muito': a voz do outro e o trabalho do professor iniciante no estágio. Raído (Online), v. 8, p. 33-44, 2014. http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3232 JORDÃO, Clarissa Menezes. Decolonizing identities: English for internationalization in a Brazilian university. Interfaces Brasil/Canadá, v. 16, p. 191-209, 2016. https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/7683 JESUS, DÁNIE MARCELO DE. Educados no sexo neutro: a construção discursiva de sexualidade e de gênero em um texto da revista Veja. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, p. 613-634, 2014. http://www.scielo.br/pdf/rbla/v14n3/aop5214.pdf MELO, Glenda Cristina Valim de; MOITA LOPES, L. P. ?Você é uma morena muito bonita?: a trajetória textual de elogio que fere'. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 1, p. 53/54-78, 2015. http://www.scielo.br/pdf/tla/v54n1/0103-1813-tla-54-01-00053.pdf MENDES, Edleise, Diálogos Interculturais: Ensino e formação em português língua estrangeira. In: MENDES, (Org.). O português como língua de mediação cultural: por uma formação intercultural de professores e alunos de PLE. Pontes, p. 139-158.2011. MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Os novos letramentos digitais como lugares de construção de ativismo político sobre sexualidade e gênero. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 49(2), p. 393-417, 2010. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200006 PINTO, Joana Plaza. De diferenças e hierarquias no quadro Adelaide às análises situadas e críticas na Linguística Aplicada. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 31, p. 199-221, 2015. http://www.scielo.br/pdf/delta/v31nspe/1678-460X-delta-31-spe-00199.pdf . SANTOS, Gabriel Nascimento dos; MASTRELA –DE-ANDRADE, Mariana Rosa. O ensino de língua inglesa e a identidade de classe social: alguns apontamentos. Trabalho em Linguística Aplicada. Campinas n. (55.3), p.541-563, set./dez. 2016. http://www.scielo.br/pdf/tia/v55n3/0103-1813-tia-55-03-00541.pdf SANTOS, Jacyara Nô dos.; ALOMBA RIBEIRO Maria D Ajuda. A Representação do Inglês como Língua Franca no Livro Didático do Ensino Médio. Revista a Cor das Letras, v. 18, n. Especial, 2017. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v18iEspecial.2058 SUSMICKAT, Tiago Pereira Aguiar.; ALOMBA RIBEIRO. Maria D´Ajuda. O gênero do discurso tirinha: uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental II. Ensino em Revista, v. 24 n.1, 2017. https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-4

SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2025 - UFRR - novo-sig-server5.jboss5 v4.15.10_s.29