UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM LETRAS (11.86.01.22)
Código: PGL212M
Nome: DIVERSIDADE LINGUÍSTICA EM RORAIMA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Estudo das línguas como manifestações das culturas. Análise da expressão dos traços culturais nas categorias linguísticas de línguas particulares e de traços peculiares de sistemas linguísticos de línguas em Roraima.
Referências: BAKER, MARK. Incorporation.Chicago: University of Chicago Press, 1988. BYBEE, Joan L. Morphology: a study of the relation between meaning and form. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 1985. C MARA Jr., J. M. Introdução às línguas indígenas brasileiras. Rio de Janeiro: Museu Nacional do Rio de Janeiro, 1965. CRAIG, C. (ed). Noun classes and categorization. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 1986. Chomsky, Noam. Knowledge of language: Its nature, origin, and use. New York: Praeger, 1986. COMRIE, Bernard. Language universals and linguistic typology: syntax and morphology. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1989. GREENBERG, J. Some universals of grammar with particular reference to the order of meaningful elements. 2. ed. In: __________ (org.) Universals of language. Cambridge/Mass.: MIT Press, 1966. p. 73-113 LYONS, John. Introduction to theoretical linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 1975. SAPIR, E. A linguagem. Introdução ao estudo da fala. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1971. __________. Lingüística como Ciência. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1969. SENFT, Gunter. Systems of nominal classification.Cambridge: Cambridge University Press, 2000. SPENCER, Andrew. Morphological Theory. Oxford: Blackwell, 1991. SHOPEN, T. (ed).Language typology and syntactic description.Cambridge: Cambridge University Press, 1985. v. I, II e III. COUTO, Hildo Honório do.. Introdução ao estudo das línguas crioulas e pidgins. Brasília: Editora da UnB, 1996. TRUDGILL, Peter.Dialects in Contact. New York: Blackwell, 1986. APPEL, R. & MUYSKEN, P. Bilingüismo y contacto de lenguas.Barcelona: Ariel, 1996. BAKER, C. Foundations of bilingual education and bilingualism. Clevdon: Multilingual Matters, 1993. CAVALCANTI, M. C. Collusion, resistance, and reflexivity: indigenous teacher education in Brazil. In Linguistics and education8. 1996. D’ANGELIS, W. & VEIGA, J. (orgs.). Leitura e escrita em escolas indígenas. Campinas: mercado de letras, 1997. NORTON, B. & TOOHEY, K. Identity and language learning. In Robert Kaplan. The Oxford handbook of applied linguistics. Oxford: University Press, 2002.

SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2025 - UFRR - novo-sig-server4.jboss4 v4.15.10_s.18