UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista, 18 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA - PROFEI (MESTRADO) (11.86.01.25)
Código: ED87229
Nome: INOVAÇÃO E TDIC NA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 60 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 4
Ementa/Descrição: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Abordagens de ensino usando TDIC. Mediação pedagógica e uso de tecnologia. Metodologias ativas de ensino usando TDIC
Referências: ARMELLA, J.; GRINBERG, S. ¿Hay un hipertexto en esta clase?: Dispositivos pedagógicos, tecnología y subjetividad. Signo pensam. [online], v.31, n.61, p. 108-124, 2012. Disponível em: <http://goo.gl/1nj52a>. Acesso em: 17 out. 2017. BALADELI, A. P. D; BARROS, M. S. F.; ALTOE, A. Desafios para o professor na sociedade da informação. Educ. rev. [online], n.45, p. 155-165, 2012. Disponível em: < https://goo.gl/PFwh7M>. Acesso em: 17 out. 2017. DIAS, C.A. Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais. Ci. Inf. [online], v. 28, n. 3, p. 269-277, 1999. Disponível em: <http://goo.gl/fockRk>. Acesso em: 17 out. 2017. GALVÃO FILHO, T. A. As novas tecnologias na escola e no mundo atual: fator de inclusão social do aluno com necessidades especiais? In: Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação Especial, 3., 2002, Fortaleza. Anais... Fortaleza: MEC, 2002. INPUT. PRIBERAM Informática. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. 2013. Disponível em: <http://goo.gl/Tibw8X>. Acesso em: 12 mar. 2015. LAGARTO, J. R. Inovação, TIC e sala de aula. In: CAVALHEIRI, A.; ENGERROFF, S. N.; SILVA, J. C. (Org.). As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. 1 ed. Santa Maria: Biblos, 2013. p.133-158. LEMOS, A. Cibercultura – tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Editora Sulina, 2002. MATTAR, J. games em Educação: como os ND aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. MONEREO, C.; POZO, J. I. O aluno em ambientes virtuais: condições, perfil e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 97-117. PALFREY, J; GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos ND. Porto Alegre: Artmed, 2011. SANTOS, M.; SCARABOTTO, S.; MATOS, E. L. M. Imigrantes e ND: um dilema ou desafio na educação? In: Congresso Nacional de Educação, 10., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC, 2011. Disponível em: < https://goo.gl/TH4Yx6>. Acesso em: 17 out. 2017. TAPSCOTT, D. Geração Digital: a crescente e irreversível ascensão da geração net. São Paulo: MAKRON Books, 1999. TERUYA, T. K. Trabalho e educação na era midiática: um estudo sobre o mundo do trabalho na era da mídia e seus reflexos na educação. Maringá, PR: Eduem, 2006. VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologia digitais de informação e comunicação: a passagem do currículo da era do lápis e papel para o currículo da era digital. In: CAVALHEIRI, A.; ENGERROFF, S. N.; SILVA, J. C. (Org.). As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. 1. ed. Santa Maria: Biblos, 2013. p. 113-132.VEEN, W; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009. VALENTE, J.A. A Espiral da Aprendizagem e as Tecnologias da Informação e Comunicação: Repensando Conceitos. In Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly (Org.) A Tecnologia no Ensino: Implicações para a Aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. XAVIER, A. C. A era do hipertexto: linguagem e tecnologia. Recife: Pipa Comunicação, 2013. ZUIN, A. A. S. O plano nacional de educação e as tecnologias da informação e comunicação.Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, jul.-set. 2010. p. 961-980. Disponível em: <https://goo.gl/wXjzEW> Acesso em: 17 out.2017.

SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server3.jboss3 v4.8.26