UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista, 30 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS (CIÊNCIAS AMBIENTAIS) (11.86.01.27)
Código: PRO009
Nome: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( PRN253 ) E ( PRN253D ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina tem por finalidade o aperfeiçoamento do discente na comunicação científica oral e escrita. A produção de conhecimento. A informação científica como produto e insumo da atividade científica. A importância dos processos de comunicação para a circulação das ideias entre os pesquisadores para o desenvolvimento da ciência. A produção e divulgação do conhecimento científico em revistas nacionais e internacionais da área ambiental. Os canais de comunicação da ciência (formais e informais/impressos e eletrônicos) e sua otimização para o fluxo de ideias entre os pesquisadores. Estruturação de textos científicos. Estruturação de apresentações e diretrizes para a comunicação oral. Clareza e Estilo. Comunicação com editores.
Referências: ALLEY, M. The craft of scientific writing. Springer Verlag. Heidelberg. 1996. BECKER, H. Tricks of the trade: How to think about your research while you're doing it. University of Chicago Press. Chicago. 1998. BOOTH, V. Communicating in science. Writing a scientific paper and speaking at scientific meetings. Cambridge University Press. 2nd edition. Cambridge. 1995. BRISCOE, M.H. Preparing scientific illustrations. A guide for better posters, presentations and publications. 2nd edition. Springer Verlag. 1995. CBE. Scientific style and format. The CBE manual for authors, editors, and publishers. Cambridge University Press. Cambridge. 1994. DAVIS, M. Scientific papers and presentations. Academic Press. San Diego. 1997. DAY, R. A. How to write and publish a scientific paper. ISI Press. Philadelphia. 1983 ECO, U. Como se faz uma tese. Editora Perspectiva. 13a edição. São Paulo. 1996. GEEVER, J. C.; MCNEILL, P. 1997. Guide to Proposal Writing. Revised Edition. The Foundation Center?s. New York. LOBBAN, C.S.; SCHEFTER, M. Successful lab reports. A manual for science students. Cambridge University Press. Cambridge. 1995. NASCIMENTO, E.; DRUMMOND; J A. L. BURSZTYN, M. Como escrever (e publicar) um trabalho científico. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. REY, L. Como redigir trabalhos científicos. Edgard Blücher.São Paulo. 1978 SCOTT, D.H. Secrets of successful writing. Sotware International. 3rd Edition. San Francisco. 1989. STRUNK JR., W. WHITE, E.B. 1979. The elements of style. 3rd edition. Mac Millan Publishing Co. New York.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( PRN253 ) E ( PRN253D ) ) ATIVO 20/09/2023

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