As características dos egressos do curso de Ciência da Computação podem ser divididas em três componentes, englobando aspectos gerais, técnicos e ético-sociais. Item 2.4 do PPP do curso.
Auto-aprendizado - É fundamental que o aluno adquira desde cedo a capacidade de aprender a aprender.
Trabalho em grupo - o desenvolvimento de sistemas computacionais é quase sempre realizado por grandes equipes com profissionais desempenhado diferentes funções.
Análise de problemas e modelagem de soluções e Capacidade Empreendedora
Além destas habilidades, o aluno é preparado para se expressar bem de forma oral ou escrita através da elaboração e apresentação de projetos e monografias durante todo o curso. O aluno será incentivado a desenvolver também competência e desempenho em língua inglesa através bastante leitura de livros e artigos de computação escritos em inglês.
Conforme concepção desse curso o processo avaliativo deve servir de instrumento de apoio para o próprio estudante melhorar seu desempenho. Desta forma, os resultados devem retornar sempre ao aluno, não se reduzindo meramente a notas ou conceitos, mas especialmente em forma de pareceres e sugestões para que possa melhorar seu desempenho. O que se pretende não é só a quantidade de conhecimento, mas a capacidade de acioná-los a buscar outros conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento profissional.
A avaliação no Curso de Ciência da Computação é considerada como um processo e percebida como uma condição que torna mais dinâmica a ação do curso pela qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar o desenvolvimento do aluno, do professor e do próprio curso, confirmando se a construção do conhecimento ocorreu de forma teórica e prática.
A avaliação do curso inclui os processos internos e externos, pois a combinação dessas duas possibilidades permite identificar diferentes dimensões daquilo que é avaliado, diferentes pontos de vista, particularidades e limitações. Inclui-se aqui, a avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE). Diversos instrumentos e métodos combinados serão utilizados, conforme necessidades e situações específicas, focos e aprofundamentos exigidos pela própria dinâmica de atuação da UFRR. Os instrumentos a serem utilizados envolvem alunos e avaliação pelos servidores.
File download