Espectroscopia é o estudo da emissão ou absorção de luz emitida pelos átomos e íons de uma amostra. Essa técnica é utilizada desde o século XIX e desde então se mostra eficiente na caracterização dos materiais através do espectro, que é diferente para cada elemento.
Uma técnica muito utilizada de espectroscopia é o LIBS (Laser-induced Breakdown Spectroscopy) ou LIPS (Laser-induced Plasma Spectroscopy), onde é usado um pulso de laser de baixa potência e uma lente focal para gerar o plasma que vaporizará uma pequena parte da amostra. A luz emitida por esse plasma é coletada e enviada a um espectrômetro que dispersa essa luz e um detector registra esses sinais e um computador digitaliza e mostra os resultados em sua tela.
Dentre os métodos de análise LIBS, temos o Calibration Free – LIBS (CF-LIBS) é o procedimento para determinar a composição de uma amostra baseado num modelo teórico onde o plasma está em equilíbrio termodinâmico. Deste modo, não é necessário haver as curvas de calibração, porém, é necessário que se obtenha precisamente a temperatura do plasma e sua densidade.
Esse trabalho tem como objetivo utilizar o método CF-LIBS para quantificar amostras. Inicialmente foram feitos experimentos utilizando uma amostra certificada composta por Cobre, Níquel, Silício e Cromo com objetivo de testar a precisão do método. Após isso, a técnica será estendida a outras amostras com o objetivo de confirmar o método como um meio eficiente de quantificação de elementos químicos presentes em materiais.