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Dissertations |
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ADMILSON RODRIGUES DE CARVALHO
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MÉTODO MONTE CARLO E SUAS APLICAÇÕES
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Advisor : LINDEVAL FERNANDES DE LIMA
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COMMITTEE MEMBERS :
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IJANILIO GABRIEL DE ARAUJO
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LINDEVAL FERNANDES DE LIMA
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ULISSES LIMA PARENTE
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Data: Apr 26, 2017
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Show Abstract
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Desde os tempos antigos, a Matemática vem se desenvolvendo como uma importante ferramenta utilizada pela humanidade. A partir dos primeiros problemas de contagem simples de objetos, até o desenvolvimento de teorias refinadas e de grande avanço tecnológico. A Matemática se tornou indispensável para o nosso desenvolvimento, principalmente para fazer previsões de fenômenos de natureza aleatória, probabilísticas ou intuitiva, das quais são presentes no universo. No Ensino Básico Técnico e Tecnológico, espera-se que os alunos tenham técnicas da Matemática de forma lógica para resolver problemas do dia-a-dia. Diante disso, o objetivo principal deste trabalho é mostrar uma abordagem da técnica do Método Monte Carlo, dar e apresentar várias aplicações, em especial, cálculos de área sem o conhecimento prévio de Integral em diversas áreas da Ciência. Primeiramente, foi feita abordagem da probabilidade e variável aleatória com as principais definições, teoremas e propriedades. E por último, fez-se uma abordagem teórica do Método Monte Carlo e várias aplicações, que poderá servir de referencial para que seja explorado de forma rica na Matemática pelos professores e alunos.
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SAMUEL MACEDO DA SILVA
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NÚMEROS COMPLEXOS: uma abordagem matricial
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Advisor : JOSELITO DE OLIVEIRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ELZIMAR DE OLIVEIRA RUFINO
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JOSELITO DE OLIVEIRA
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ULISSES LIMA PARENTE
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Data: Apr 27, 2017
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Show Abstract
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A presente dissertação tem por objetivo apresentar uma maneira diferenciada de trabalhar os números complexos no Ensino Médio, que se dá através de pares ordenados ou forma algébrica. Usa-se, para tanto, conhecimentos básicos da álgebra das matrizes. Apresenta-se aqui a forma matricial dos números complexos e demonstra-se suas propriedades básicas, comparando-as com aquelas presentes na literatura matemática. Destaca-se a representação matricial da famosa equação de Euler. Por fim, apresenta-se uma proposta de atividade, baseada na resolução de problemas, para ser desenvolvida por professores e alunos do Ensino Médio.
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LUIZALBA SANTOS E SOUZA PINHEIRO
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A HEURÍSTICA DE PÓLYA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE TRIGONOMETRIA
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Advisor : ALBERTO MARTIN MARTINEZ CASTANEDA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ALBERTO MARTIN MARTINEZ CASTANEDA
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ELZIMAR DE OLIVEIRA RUFINO
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HECTOR JOSE GARCIA MENDOZA
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Data: Apr 27, 2017
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Show Abstract
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Em nossa dissertação estudamos e interpretamos as ideias de George Pólya sobre a resolução de problemas, baseando-nos fundamentalmente na sua obra paradigmática, intitulada em português, A Arte de Resolver Problemas. Também tomamos como fontes, alguns trabalhos resultantes de pesquisas sobre a aplicação do método heurístico na resolução de problemas matemáticos. Essas ideias foram aplicadas na resolução de um conjunto de problemas de trigonometria, a maioria dos quais com dificuldade superior à média. Incluímos problemas sobre prova de identidades, resolução de equações, transformação de expressões trigonométricas e cálculo de máximos e mínimos. Em um número suficiente desses problemas, incluímos indicações sobre a utilização do método heurístico na sala de aula. O trabalho está destinado a professores do Ensino Médio e a alunos motivados pela resolução de problemas trigonométricos.
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