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Thèses |
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VANICI PEREIRA MARTINS BARRETO
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Uma Abordagem Experimental Física Sobre Freio Magnético e Corrente de Foucault
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Leader : ELIEL ELEUTERIO FARIAS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ELIEL ELEUTERIO FARIAS
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ROBERTO CAMARA DE ARAUJO
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Data: 30 août 2016
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Neste trabalho são apresentados conceitos e procedimentos experimentais com o objetivo de explanar importantes questões acerca do ensino da Física aos estudantes de ensino médio, bem como as dificuldades encontradas nesse contexto. Também será destacada a importância da experimentação no ensino da Física, levando em consideração uma abordagem experimental relacionada às Correntes de Foucault, que é o ponto principal deste Trabalho. Serão abordadas igualmente as Leis de Faraday e Lenz, como base para a compreensão do tema principal. É importante frisar que tais assuntos não são muito comuns aos estudantes de ensino médio, e também para muitos estudantes de graduação, por serem assuntos de difícil compreensão. Serão, portanto, colocadas questões do ponto de vista conceitual e prático, utilizando-se de teorias ligadas à tais questões, que comprovam a importância do estudo neste sentido. No que se refere ao procedimento experimental, será apresentado um roteiro que foi utilizado em classe, especificamente em duas situações: Uma quando os alunos não tiverem nenhum contato com a atividade experimental e outra quando os estudantes já tiverem algum tipo de contato com o experimento. A proposta, então, se pauta nas explanações teóricas acompanhadas da parte prática, onde a experimentação demonstra efetivamente de que forma as Correntes de Foucault são constatadas, em especial com o experimento denominado “Pêndulo Magnético” que relaciona o freio magnético, produto do presente trabalho.
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JOSE MARCOS DE SA
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EXPERIMENTO DE DILATAÇÃO LINEAR DOS SÓLIDOS PARA AUXILIAR NO ESTUDO DA TERMOLOGIA
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Leader : IJANILIO GABRIEL DE ARAUJO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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IJANILIO GABRIEL DE ARAUJO
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ROBERTO FERREIRA DOS SANTOS
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Data: 30 août 2016
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O presente trabalho, através da prática experimental, tem como meta contribuir com o ensino e aprendizagem de fundamentos básicos em física envolvidos no estudo da termologia. A pesquisa mostra a importância da motivação para a concepção da aprendizagem, relatando algumas referências no âmbito da literatura. Como a aprendizagem de física em geral apresenta deficiências, a pesquisa inicia-se fazendo um levantamento bibliográfico neste contexto, para posterior embasamento, destacando como tema principal a experimentação. No referencial teórico, o estudo relata citações que norteiam o ensino experimental de física, conforme parâmetros curriculares nacionais sobre a importância desse método. A aplicação da pesquisa, embasa-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, na qual usa a experimentação como ferramenta pedagógica, destacando ainda o papel do educador no desenvolvimento da aprendizagem. A utilização de um dilatômetro na pesquisa vem contribuir com o ensino e aprendizagem de fundamentos de física relacionados à termologia, como exemplo, temperatura, calor, escalas termométricas, processos de propagação de calor, capacidade térmica, calor específico, culminando no tema principal que é a dilatação térmica linear. Também é mostrado um guia de montagem de um dilatômetro, seu funcionamento, e com a descrição dos componentes, estabelece-se um parâmetro para a comprovação da dilatação. A metodologia caracteriza-se pelos métodos utilizados durante a aplicação da pesquisa, bem como, a avaliação e discussão dos resultados. Os resultados alcançados baseiam-se na análise dos questionários pré e pós-teste, aplicados após as aulas teóricas e experimentais, evidenciando a contribuição para o processo de ensino e aprendizagem. A conclusão da dissertação é observada durante a discussão de aplicação do dilatômetro e, como consequência, na evolução da aprendizagem, refletida através da absorção dos fundamentos teóricos da termologia.
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DAMIÃO DE SOUZA CARVALHO
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UTILIZAÇÃO DO GERADOR ELETROSTÁTICO DE VAN DE GRAAFF, DE BAIXO CUSTO, NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DA ELETROSTÁTICA
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Leader : JOSEFA TEIXEIRA DE MENDONCA PACOBAHYBA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JOSEFA TEIXEIRA DE MENDONCA PACOBAHYBA
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Data: 30 août 2016
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Essa dissertação de Mestrado tem como principal objetivo o uso da prática experi- mental, utilizando o gerador eletrostático, construído com material alternativo e de baixo custo, como ferramenta pedagógica no ensino aprendizagem dos conteúdos da eletrostática. Essa pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz, com 44 alunos do terceiro ano do ensino médio. O intuito da dissertação foi proporcionar um ensino atrativo, pautado no ato experimental, utilizando-o como meio motivacional na assimilação dos saberes. A pesquisa aborda a revisão bibliográfica, fazendo referência ao ensino da física e da prática pedagógica, bem como, faz uso da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, para justificar a importância da atividade experimental. A aplicação do produto contribui significativamente para o entendimento dos conceitos da eletrostática, tais como: carga elétrica, processos de eletrização, condutores e isolantes, força elétrica, campo elétrico, energia potencial elétrica, potencial elétrico, rigidez elétrica e poder das pontas. A pesquisa retrata a des- crição dos componentes e montagem, o princípio básico do funcionamento do gerador eletrostático, bem como a explicação do fenômeno ocorrido, e sua relação com a teoria da aprendizagem, fazendo ainda uma referência das dificuldades encontradas no pro- cedimento de montagem. A metodologia contempla os tipos de pesquisas envolvidos, descrevendo ainda a aplicação do produto educacional. Essa aplicação envolve dois questionários, denominados pré e pós-teste, esses questionários estabelecem o nível de evolução da aprendizagem dos sujeitos envolvidos, demonstrado estatisticamente através de gráficos. Após o registro da evolução na aprendizagem, estabelece uma proposta didática, no intuito de contribuir com os educandos e educadores do terceiro ano.
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ELIANE FRANCA DE SOUSA
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APRENDIZAGEM DAS LEIS DE NEWTON POR MEIO DE SIMULAÇAO NA LINGUAGEM COMPUTACIONAL PYTHON
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Leader : LINDEVAL FERNANDES DE LIMA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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LINDEVAL FERNANDES DE LIMA
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LUIZ HENRIQUE PACOBAHYBA
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Data: 30 août 2016
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A grande mobilização de professores com relação ao uso de novas metodologias para aprimorar a aprendizagem no ensino de física, a fim de sensibilizar os alunos, é uma grande necessidade no contexto atual.Nesse sentido a proposta deste pro- duto foi analisar a aprendizagem das Leis de Newton quando se utiliza a resolução de problemas físicos por meio da simulação Lab_Virtual de Física: Leis de Newton como metodologia de ensino, fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel nos estudantes de 1 o ano do Ensino Médio da escola estadual Ana Libória. Desenvolvido em oito etapas, onde a última etapa será a descrição como esta prática contribui na qualidade do ensino de Física, apontando todas as etapas realizadas. Para tal foi necessário a utilização de ambientes que incluíram o apoio do computador para desenvolver ferramentas da mente como instrumento de reflexão do conheci- mento, ao mesmo tempo em que estes podem envolver combinações de trabalho colaborativo, sistema de apoio ao desempenho eletrônico, exploração proposital da Internet, simuladores, ambientes de aprendizagem interativa e apoio do computador a aprendizagem significativa.Os resultados mostram que a simulação é um produto potencialmente significativo, pois frente a evolução média de acertos no quesrionário pós-teste obteve-se 50% de questões acertadas a mais é possível dizer que muitas das concepções alternativas presentes inicialmente nos estudantes foram superadas.Por se tratar de um objeto de aprendizagem gratuito com considerável potencial pedagógico, espera-se que este produto seja usado por professores e alunos, como alternativa para aulas mais efetivas e prazerosas sobre leis de Newton aplicadas ao plano horizontal.
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ELIANE FRANCA DE SOUSA
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APRENDIZAGEM DAS LEIS DE NEWTON POR MEIO DE SIMULAÇAO NA LINGUAGEM COMPUTACIONAL PYTHON
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Leader : LINDEVAL FERNANDES DE LIMA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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LUIZ HENRIQUE PACOBAHYBA
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Data: 8 sept. 2016
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A grande mobilização de professores com relação ao uso de novas metodologias para aprimorar a aprendizagem no ensino de física, a fim de sensibilizar os alunos, é uma grande necessidade no contexto atual.Nesse sentido a proposta deste pro- duto foi analisar a aprendizagem das Leis de Newton quando se utiliza a resolução de problemas físicos por meio da simulação Lab_Virtual de Física: Leis de Newton como metodologia de ensino, fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel nos estudantes de 1 o ano do Ensino Médio da escola estadual Ana Libória. Desenvolvido em oito etapas, onde a última etapa será a descrição como esta prática contribui na qualidade do ensino de Física, apontando todas as etapas realizadas. Para tal foi necessário a utilização de ambientes que incluíram o apoio do computador para desenvolver ferramentas da mente como instrumento de reflexão do conheci- mento, ao mesmo tempo em que estes podem envolver combinações de trabalho colaborativo, sistema de apoio ao desempenho eletrônico, exploração proposital da Internet, simuladores, ambientes de aprendizagem interativa e apoio do computador a aprendizagem significativa.Os resultados mostram que a simulação é um produto potencialmente significativo, pois frente a evolução média de acertos no quesrionário pós-teste obteve-se 50% de questões acertadas a mais é possível dizer que muitas das concepções alternativas presentes inicialmente nos estudantes foram superadas.Por se tratar de um objeto de aprendizagem gratuito com considerável potencial pedagógico, espera-se que este produto seja usado por professores e alunos, como alternativa para aulas mais efetivas e prazerosas sobre leis de Newton aplicadas ao plano horizontal.
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VANICI PEREIRA MARTINS BARRETO
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Uma Abordagem Experimental Física Sobre Freio Magnético e Corrente de Foucault
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Leader : ELIEL ELEUTERIO FARIAS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ELIEL ELEUTERIO FARIAS
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ROBERTO CAMARA DE ARAUJO
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Data: 9 sept. 2016
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Neste trabalho são apresentados conceitos e procedimentos experimentais com o objetivo de explanar importantes questões acerca do ensino da Física aos estudantes de ensino médio, bem como as dificuldades encontradas nesse contexto. Também será destacada a importância da experimentação no ensino da Física, levando em consideração uma abordagem experimental relacionada às Correntes de Foucault, que é o ponto principal deste Trabalho. Serão abordadas igualmente as Leis de Faraday e Lenz, como base para a compreensão do tema principal. É importante frisar que tais assuntos não são muito comuns aos estudantes de ensino médio, e também para muitos estudantes de graduação, por serem assuntos de difícil compreensão. Serão, portanto, colocadas questões do ponto de vista conceitual e prático, utilizando-se de teorias ligadas à tais questões, que comprovam a importância do estudo neste sentido. No que se refere ao procedimento experimental, será apresentado um roteiro que foi utilizado em classe, especificamente em duas situações: Uma quando os alunos não tiverem nenhum contato com a atividade experimental e outra quando os estudantes já tiverem algum tipo de contato com o experimento. A proposta, então, se pauta nas explanações teóricas acompanhadas da parte prática, onde a experimentação demonstra efetivamente de que forma as Correntes de Foucault são constatadas, em especial com o experimento denominado “Pêndulo Magnético” que relaciona o freio magnético, produto do presente trabalho.
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DAMIÃO DE SOUZA CARVALHO
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UTILIZAÇÃO DO GERADOR ELETROSTÁTICO DE VAN DE GRAAFF, DE BAIXO CUSTO, NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DA ELETROSTÁTICA
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Leader : JOSEFA TEIXEIRA DE MENDONCA PACOBAHYBA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JOSEFA TEIXEIRA DE MENDONCA PACOBAHYBA
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Data: 9 sept. 2016
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Essa dissertação de Mestrado tem como principal objetivo o uso da prática experi- mental, utilizando o gerador eletrostático, construído com material alternativo e de baixo custo, como ferramenta pedagógica no ensino aprendizagem dos conteúdos da eletrostática. Essa pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz, com 44 alunos do terceiro ano do ensino médio. O intuito da dissertação foi proporcionar um ensino atrativo, pautado no ato experimental, utilizando-o como meio motivacional na assimilação dos saberes. A pesquisa aborda a revisão bibliográfica, fazendo referência ao ensino da física e da prática pedagógica, bem como, faz uso da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, para justificar a importância da atividade experimental. A aplicação do produto contribui significativamente para o entendimento dos conceitos da eletrostática, tais como: carga elétrica, processos de eletrização, condutores e isolantes, força elétrica, campo elétrico, energia potencial elétrica, potencial elétrico, rigidez elétrica e poder das pontas. A pesquisa retrata a des- crição dos componentes e montagem, o princípio básico do funcionamento do gerador eletrostático, bem como a explicação do fenômeno ocorrido, e sua relação com a teoria da aprendizagem, fazendo ainda uma referência das dificuldades encontradas no pro- cedimento de montagem. A metodologia contempla os tipos de pesquisas envolvidos, descrevendo ainda a aplicação do produto educacional. Essa aplicação envolve dois questionários, denominados pré e pós-teste, esses questionários estabelecem o nível de evolução da aprendizagem dos sujeitos envolvidos, demonstrado estatisticamente através de gráficos. Após o registro da evolução na aprendizagem, estabelece uma proposta didática, no intuito de contribuir com os educandos e educadores do terceiro ano.
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JOSE MARCOS DE SA
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EXPERIMENTO DE DILATAÇÃO LINEAR DOS SÓLIDOS PARA AUXILIAR NO ESTUDO DA TERMOLOGIA
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Leader : IJANILIO GABRIEL DE ARAUJO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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IJANILIO GABRIEL DE ARAUJO
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Data: 9 sept. 2016
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O presente trabalho, através da prática experimental, tem como meta contribuir com o ensino e aprendizagem de fundamentos básicos em física envolvidos no estudo da termologia. A pesquisa mostra a importância da motivação para a concepção da aprendizagem, relatando algumas referências no âmbito da literatura. Como a aprendizagem de física em geral apresenta deficiências, a pesquisa inicia-se fazendo um levantamento bibliográfico neste contexto, para posterior embasamento, destacando como tema principal a experimentação. No referencial teórico, o estudo relata citações que norteiam o ensino experimental de física, conforme parâmetros curriculares nacionais sobre a importância desse método. A aplicação da pesquisa, embasa-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, na qual usa a experimentação como ferramenta pedagógica, destacando ainda o papel do educador no desenvolvimento da aprendizagem. A utilização de um dilatômetro na pesquisa vem contribuir com o ensino e aprendizagem de fundamentos de física relacionados à termologia, como exemplo, temperatura, calor, escalas termométricas, processos de propagação de calor, capacidade térmica, calor específico, culminando no tema principal que é a dilatação térmica linear. Também é mostrado um guia de montagem de um dilatômetro, seu funcionamento, e com a descrição dos componentes, estabelece-se um parâmetro para a comprovação da dilatação. A metodologia caracteriza-se pelos métodos utilizados durante a aplicação da pesquisa, bem como, a avaliação e discussão dos resultados. Os resultados alcançados baseiam-se na análise dos questionários pré e pós-teste, aplicados após as aulas teóricas e experimentais, evidenciando a contribuição para o processo de ensino e aprendizagem. A conclusão da dissertação é observada durante a discussão de aplicação do dilatômetro e, como consequência, na evolução da aprendizagem, refletida através da absorção dos fundamentos teóricos da termologia.
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