A Língua entre Fronteiras: os desafios do ensino de Língua Portuguesa para migrantes
venezuelanos no contexto multicultural de Caroebe/RR
Ensino de Língua Portuguesa; Migração venezuelana; Interculturalidade; Prática Pedagógica
O fenômeno migratório venezuelano trouxe desafios significativos para o sistema educacional de Roraima, especialmente no que diz respeito à integração escolar e social dos estudantes migrantes, que frequentemente chegam com pouca ou nenhuma proficiência em Língua Portuguesa. Esta pesquisa propõe descrever e analisar se as práticas pedagógicas do ensino de Língua Portuguesa na Escola Estadual Tereza Teodoro de Oliveira, em Caroebe/Roraima, atendem às necessidades educacionais e de integração social dos alunos venezuelanos. O referencial teórico da pesquisa está ancorado na perspectiva da Linguística Aplicada, destacando a relação dialógica entre interação social e linguagem, além de abordar conceitos de interculturalidade, enfatizando a necessidade de um ensino de Língua Portuguesa que valorize a diversidade cultural e promova a inclusão dos estudantes migrantes. O percurso metodológico incluiu a análise documental de registros oficiais da escola, como o Projeto Politico-Pedagógico, planos de ensino de Língua Portuguesa, relatórios de desempenho escolar, apostilas de atividades, registros de matrículas e atas de reuniões pedagógicas, além do Documento Curricular de Roraima (DCRR). De caráter qualitativo, a análise dos dados foi conduzida sob a perspectiva fenomenológica, possibilitando uma interpretação contextualizada e detalhada das dinâmicas educacionais em ambientes multiculturais. Os principais resultados revelam a ausência de políticas públicas específicas para a recepção de alunos migrantes na escola, o que reflete na formação dos professores, que não atende adequadamente às necessidades interculturais desses estudantes. Isso evidencia a urgência de uma formação continuada e o desenvolvimento de práticas pedagógicas interculturais.