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Banca de DEFESA: MAYRA TÁDILA DE SOUSA SEVERO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYRA TÁDILA DE SOUSA SEVERO
DATA : 21/10/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

A Língua entre Fronteiras: os desafios do ensino de Língua Portuguesa para migrantes
venezuelanos no contexto multicultural de Caroebe/RR


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Língua Portuguesa; Migração venezuelana; Interculturalidade; Prática Pedagógica 


PÁGINAS: 80
RESUMO:
O fenômeno migratório venezuelano trouxe desafios significativos para o sistema educacional de
Roraima, especialmente no que diz respeito à integração escolar e social dos estudantes migrantes, que
frequentemente chegam com pouca ou nenhuma proficiência em Língua Portuguesa. Esta pesquisa propõe
descrever e analisar se as práticas pedagógicas do ensino de Língua Portuguesa na Escola Estadual Tereza
Teodoro de Oliveira, em Caroebe/Roraima, atendem às necessidades educacionais e de integração social dos
alunos venezuelanos. O referencial teórico da pesquisa está ancorado na perspectiva da Linguística Aplicada,
destacando a relação dialógica entre interação social e linguagem, além de abordar conceitos de
interculturalidade, enfatizando a necessidade de um ensino de Língua Portuguesa que valorize a diversidade
cultural e promova a inclusão dos estudantes migrantes. O percurso metodológico incluiu a análise documental
de registros oficiais da escola, como o Projeto Politico-Pedagógico, planos de ensino de Língua Portuguesa,
relatórios de desempenho escolar, apostilas de atividades, registros de matrículas e atas de reuniões
pedagógicas, além do Documento Curricular de Roraima (DCRR). De caráter qualitativo, a análise dos dados
foi conduzida sob a perspectiva fenomenológica, possibilitando uma interpretação contextualizada e detalhada
das dinâmicas educacionais em ambientes multiculturais. Os principais resultados revelam a ausência de
políticas públicas específicas para a recepção de alunos migrantes na escola, o que reflete na formação dos
professores, que não atende adequadamente às necessidades interculturais desses estudantes. Isso evidencia a
urgência de uma formação continuada e o desenvolvimento de práticas pedagógicas interculturais.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2361983 - EMERSON CARVALHO DE SOUZA
Interno - 1745232 - FABRICIO PAIVA MOTA
Externo à Instituição - RODRIGO MESQUITA
Notícia cadastrada em: 10/10/2024 10:08
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