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Banca de DEFESA: MARCELIA NICACIO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELIA NICACIO DA SILVA
DATA : 09/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Labim, Laboratório Imprimatur. Bloco 1. CCLA, UFRR.
TÍTULO:

Educação linguística orientada pelo Caderno "A ocasião faz o escritor": produção textual de estudantes migrantes de um colégio público de Roraima


PALAVRAS-CHAVES:

Educação linguística, crônica, produção textual.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A presente pesquisa tem como foco a educação linguística e o ensino de produção textual com base no Caderno do Docente “A ocasião faz o escritor”, da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) Escrevendo o Futuro, no contexto de um colégio militarizado de Boa Vista, Roraima, em que estão matriculados um número substancial de estudantes migrantes hispanofalantes. Enquanto docente atuante na referida escola, tenho me questionado: de que forma pode ser melhor mobilizado o gênero “crônica” para mediar o ensino de português para migrantes hispanofalantes? Como posso guiar minha práxis docente através da sequência didática (SD) do referido Caderno? Estas dúvidas me levaram ao meu problema de pesquisa, qual seja: de que forma o Caderno do Docente – A ocasião faz o escritor pode contribuir para a educação linguística e a aprendizagem de alunos migrantes hispanofalantes quanto à produção textual do gênero crônica? Meu objetivo geral de pesquisa é investigar a educação linguística e o ensino de produção textual a partir do trabalho com o gênero crônica, orientado pelo Caderno do Docente A ocasião faz o escritor, da OLP Escrevendo o Futuro, em uma perspectiva longitudinal (de 2008 até 2024) da minha práxis docente. Os objetivos específicos são: (1) analisar o Caderno do Docente “A ocasião faz o escritor” (2021) no que diz respeito à contextura das oficinas, e às temáticas das crônicas no viés da interculturalidade; (2) identificar a abordagem da temática "o lugar onde vivo" nas crônicas produzidas por estudantes migrantes hispanofalantes das 2º e 3º séries da etapa do Ensino Médio do colégio; (3) refletir/compartilhar minhas experiências prévias de ensino com migrantes hispanofalantes a partir da aplicação didática do Caderno do Docente da OLP. Esta dissertação está teoricamente ancorada em duas searas dos estudos linguísticos: a Linguística Textual e a Linguística Aplicada. São mobilizados como arcabouço teórico estudos de Marcuschi (2005), Koch (2009), Leffa (2016), Dolz e Schneuwly (2004), Moita Lopes (2006), entre outros. Em termos metodológicos, esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos adotados são: (1) estudo analítico, com respaldo de uma análise teórico-bibliográfica; (2) análise de conteúdo; e (3) análise (auto)biografia e autonarrativa, cada um deles referente a um dos objetivos específicos delimitados, respectivamente. Os resultados da pesquisa são apresentados em uma ordem indicada para o trabalho docente: primeiramente a apropriação (análise) do material por parte do docente; na sequência, a avaliação da experiência (por meio da análise do produto, isto é, das crônicas escritas pelos alunos); e, finalmente, o diálogo com colegas sobre as experiências (neste caso, por meio das autonarrativas/escrevivências). Os resultados indicam que o trabalho com gênero crônica, no viés do Caderno do Docente, pode ser profícuo para uma educação intercultural ampliada. Ademais, da análise de conteúdos, é possível destacar categorias analíticas emergentes, a saber: (1) O lugar onde vivo como lugar de acolhida; (2) A escola como espaço de inclusão; e (3) O espaço das saudades e dos extrañamientos. Com base em minhas escrevivências, concluo ser possível orientar a educação linguística no viés da OLP no ensino de português em Roraima.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDREA AD REGINATTO - UFSM
Presidente - 1374374 - ALAN RICARDO COSTA
Interna - ***.069.312-** - CORA ELENA GONZALO ZAMBRANO - UERR
Interno - 2998943 - MARCUS VINICIUS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 26/11/2024 09:25
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