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Banca de DEFESA: JHANAYNA THAMÍRIS DE SOUZA ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JHANAYNA THAMÍRIS DE SOUZA ALMEIDA
DATA : 17/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGL-UFRR
TÍTULO:

PRÁXIS TECNOLÓGICA DE PROFESSORAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Práxis tecnológica; Espanhol como Língua Adicional; Tecnobiografia.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A presente dissertação tem como temática o uso de tecnologias digitais na educação linguística
contemporânea e, mais pontualmente, no ensino de Espanhol como Língua Adicional (ELA), em escolas
públicas de Roraima, estado de tríplice-fronteira e com forte fluxo de migração de hispanofalantes. Nesse
viés, o objetivo geral da pesquisa é: investigar a práxis tecnológica de professoras de língua espanhola de
Boa Vista, capital de Roraima. Os objetivos específicos do estudo são: 1) averiguar perspectivas, crenças e
indícios de letramentos digitais de professoras de língua espanhola como componentes constitutivos da
práxis tecnológica; (2) analisar as tecnobiografias (isto é, as histórias de vida com relação às tecnologias) de
três professoras da rede pública de ensino; e (3) discutir de que forma a práxis tecnológica contribui para
uma aprendizagem significativa de ELA no contexto roraimense. O trabalho abre espaço para debates o
processo de ensino e aprendizagem de ELA no contexto de educação formal da escola pública. Também
aborda questões que envolvem apoio de material didático em sala de aula, haja vista que, de acordo com a
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), não há atualmente a obrigatoriedade do espanhol nas escolas,
culminando em déficit de recursos disponibilizados para os professores. A pesquisa encontra respaldo
teórico nas obras de Freire (1987) e Costa et al. (2020), para definir “práxis” e “práxis tecnológica”; de
Soares (2002) e Paiva (2021) para discutir “letramentos digitais”; de Magnus (2018) e Costa et al., (2022)
para conceituar “curadoria digital”, e de Leffa (2016) e Beviláqua et al. (2024), entre outros, para refletir
sobre o ensino de ELA mediado por tecnologias no Brasil. A pesquisa é de abordagem qualitativa (Paiva,
2019), com dados coletados a partir de aplicação de questionários, análise de tecnobiografias e entrevistas
semiestruturadas. As participantes da pesquisa são três professoras, de duas escolas estaduais distintas, de
pequeno/médio porte de Boa Vista-RR. A pesquisa pode ser classificada como "autonarrativa" na medida
em que eu, autora da dissertação, sou uma das três docentes, e analiso minha própria práxis. Os resultados
da pesquisa indicam que: (i) há indícios de letramentos digitais e pensamento crítico sobre as tecnologias
subjacentes às perspectivas das participantes das pesquisas; (ii) é possível notar padrões e tendências nas
tecnobiografias dessas professoras, sobretudo quanto à importância da tecnologia para a educação; e (iii) as
docentes parecem realizar práticas de curadoria digital, embora talvez sem consciência disso, o que pode
ser um indicativo de uma contínua práxis tecnológica. A conclusão maior do estudo é: a práxis tecnológica
contribui para uma constante qualificação do ensino de ELA mediado por tecnologias digitais, o que se
mostra fundamental para a educação linguística do contexto roraimense.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR - UFRJ
Presidente - 1374374 - ALAN RICARDO COSTA
Interno - 2998943 - MARCUS VINICIUS DA SILVA
Externa à Instituição - Vanessa Ribas Fialho - UFSM
Notícia cadastrada em: 28/11/2024 09:32
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