Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA VIEIRA DE SOUSA

DISCENTE : NATALIA VIEIRA DE SOUSA
DATA : 25/07/2024
LOCAL: meet.google.com/xeu-tnyz-uzc

ISOLADOS BACTERIANOS COMO AGENTES BIOCONTROLADORES DA ANTRACNOSE (Colletotrichum truncatum) NA SOJA

A incluir

A soja [Glycine max (L.) Merrill] no Brasil tem se consolidado como uma das principais culturas no pilar da agricultura e na economia brasileira, tornando o país o maior produtor mundial desse grão (MARTINS et al., 2023).

Por ser uma cultura muito cultivada, a produção mundial soma mais 330 milhões de toneladas, sendo o Brasil considerado o maior produtor e exportador mundial, com a produção nacional de 154.609,5 mil toneladas e uma área plantada de 44.080,1 mil hectares na safra de 2022/2023 (EVANGELISTA et al., 2020; CONAB, 2023).

Roraima nos últimos anos, tem apresentado um aumento relevante na produção de soja, tornando-se um importante produtor nesse segmento agrícola. De acordo com informações da CONAB (2023), na safra 2019/2020 a produção do estado foi de 151,6 mil toneladas de soja, e já na safra 2022/2023, o estado registrou uma produção de aproximadamente 344,4 mil toneladas. Esse crescimento tem sido impulsionado pelas condições climáticas favoráveis e pelo aumento da área cultivada com a cultura da soja, destacando Roraima no cenário nacional como um relevante produtor do grão.

Dentre as diversas doenças que podem causar prejuízos ao cultivo da soja em Roraima como a mancha-púrpura (Cercospora kikuchi), mela (Rhizoctonia solani), podridão vermelha da raiz (Fusarium solani), mancha-alvo (Corynespora cassiicola), e entre outras, a antracnose é uma doença de importância econômica que tem se expandido e se intensificado (NECHET et al., 2010). Geralmente é associada a espécie Colletotrichum truncatum (Schwein.) Andrus & W.D. Moore, sendo considerado o agente causal mais importante da doença, de ampla distribuição mundial e alto impacto na cultura (BOUFLEUR et al., 2021).A doença nos cerrados de Roraima foi relatada pela primeira vez por Nechet et al. (2003) durante o período chuvoso, e desde então tem se destacado como um dos principais fatores que podem causar perdas na cultura, principalmente devido as condições climáticas serem favoráveis ao patógeno, podendo causar perdas significativas na cultura da soja de pelo menos cerca de 91 kg por hectare, como mostrou o estudo realizado por Dias et al. (2016) no cerrado da região Centro-Norte do país.

Considerada uma das mais prejudiciais a cultura, a doença pode apresentar sintomas característicos que podem ser observados tanto antes quanto após a emergência das plântulas, que incluem amortecimento pré e pós-emergência, manchas escuras, deprimidas e irregulares nos cotilédones, caules, pecíolos e vagens, além de veias laminares necróticas nas folhas, que podem levar à desfolha prematura, e conforme o progresso da doença, os sintomas podem se agravar, resultando em podridão das vagens, abertura imatura das vagens e germinação de grãos (BOUFLEUR et al., 2021). Esses sinais indicam uma infecção significativa de antracnose, que pode afetar negativamente a produtividade da cultura da soja.

Para o controle da antracnose pode ser utilizado o controle químico, rotação de culturas, tratamento de sementes, o uso de sementes de boa qualidade fitossanitária, genótipos resistentes, entre outras medidas (KIMATI et al., 1997; SILVA, 2018). Uma alternativa que vem sendo bastante estudada é o uso de controle biológico de patógenos com microrganismos antagonistas, devido seu potencial controle e por estar de acordo com uma agricultura mais sustentável.

O controle biológico por meio do tratamento de sementes de soja contra a antracnose com isolados bacterianos como Bacillus spp., tem sido eficaz na prevenção de patógenos de sementes, incluindo C. truncatum, além de proporcionar um aumento no crescimento da soja e um estímulo para o desenvolvimento das raízes laterais (ARAÚJO et al., 2005).

Nesse contexto, o trabalho tem como objetivo avaliar e selecionar isolados bacterianos com potencial de controle biológico para o agente causal da doença antracnose (C. truncatum) na cultura da soja, contribuindo para o desenvolvimento das plantas, e consequentemente melhorando a produtividade da cultura.

Externo à Instituição - MARUZANETE PEREIRA DE MELO - UFPI
Presidente - ***.965.779-** - DANIEL AUGUSTO SCHURT - EMBRAPA