Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANY PEREIRA DA SILVA

DISCENTE : JOSIANY PEREIRA DA SILVA
DATA : 24/06/2024
LOCAL: Bloco V - CCT - Sala 532

Um dispositivo gerador de campo magnético e medida de intensidade no celular

Ensino de Física, Campo Magnético, Campo Magnético Terrestre, Magnetismo.

O magnetismo, um dos mais importantes tópicos da Física, nem sempre é possível ser ministrado pelo professor durante o ano letivo na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio. Haja vista, por deixar como último assunto do ano letivo do quarto bimestre, ou pela escolha do professor, devido a complexibilidade da temática de estudo, ou através da falta de recursos didáticos na escola, por exemplo, laboratório didático e falta de instrumentos (dispositivos). Nesta proposta didática, apresentam-se dois (2) geradores de campo magnético de intensidade superior a do campo magnético da Terra, sendo uma das versões constituída de um ímã cilíndrico permanente (ferrite) acoplado ao dispositivo e a outra, através de um eletroímã. A medida da intensidade do campo magnético gerado é então realizada com auxílio do aplicativo gratuito campo magnético (magnetic field) de celular, o qual representa um magnetômetro, para celular que tem sensor eletromagnético. Dessa forma, em sala de aula, este trabalho promoverá a interação entre conceitos, teoricamente aplicados, assim como, a participação dos estudantes durante a discussão da temática campo magnético, onde o estudante utilizará o celular para observar a existência e estimativa da intensidade (valor) do campo magnético da Terra local e, também, será capaz de medir a intensidade do campo magnético proveniente dos geradores aqui propostos, podendo comparar e confrontar dados. E assim, desenvolvemos o estudo do fenômeno do magnetismo a partir do conceito do vetor campo magnético, cujos elementos básicos de intensidade, direção e sentido podem ser verificados utilizando um gerador e um celular.

Presidente - 1026819 - IJANILIO GABRIEL DE ARAUJO
Interno - 2278018 - ROBERTO CAMARA DE ARAUJO