APP-CATHEDRALCONECTA NEURODIVERSIDADE
neurodiversidade, inclusão, ensino superior, apoio pedagógico, acessibilidade, tecnologia educacional
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo desenvolver o CathedralConecta, um aplicativo de apoio pedagógico voltado para acadêmicos neurodivergentes, a ser implementado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) em Roraima. A proposta visa integrar, em um ambiente virtual, professores, coordenadores de curso, núcleo psicopedagógico e estudantes neurodivergentes, com o intuito de sanar uma problemática recorrente: a invisibilidade das dificuldades enfrentadas por esses acadêmicos, ocasionada, sobretudo, pela falta de informação e preparo da comunidade acadêmica sobre a neurodiversidade. A inovação reside na forma como o aplicativo conecta, de maneira eficiente e segura, os acadêmicos neurodivergentes aos professores, coordenadores e ao núcleo psicopedagógico. Ao reunir elementos teóricos e práticos sobre neurodiversidade e inclusão, este trabalho busca contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida acadêmica e educacional, garantindo equidade no acesso e permanência no ensino superior.