PROFNIT PROG. DE POS-GRAD. EM PROP. INTELEC. E TRANSF. DE TEC. PARA INOVAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO CARLOS RABELO NASCIMENTO

DISCENTE : ANTONIO CARLOS RABELO NASCIMENTO
DATA : 05/07/2024
LOCAL: NEEDSPROFNIT/UFRR (BLOCO NEEDS)

CRIAÇÃO DE SOFTWARE PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR

Meio ambiente; resíduos sólidos; sustentabilidade, software

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo criar um software para gestão de resíduos sólidos para a Universidade Federal de Roraima - UFRR. A ideia é apresentar um sistema cuja funcionalidade é ajudar os gestores na tomada de decisão de uma universidade para atender à legislação ambiental, visto que a gestão dos recursos sólidos representa um dos desafios do gestor público. Nessa perspectiva, serão identificados os principais resíduos gerados, propor diretrizes de gestão ambiental, visando assegurar o uso do ambiente de maneira a garantir o equilíbrio dos processos ecológicos. Trata-se, quanto à abordagem, de uma pesquisa qualitativa, com a utilização de técnicas de dados, entrevistas, observação direta e pesquisa documental. Acredita-se que o software contribuirá no gerenciamento de tarefas da UFRR, no que tange ao controle dos resíduos produzidos, assim como, no destino adequado de cada item de resíduo registrado. O resultado deste estudo ajudará a gestão da UFRR quanto ao atendimento à legislação e contribuirá na adoção de medidas preventivas, as quais se propõem a oportunizar a mudança de comportamento em relação ao meio ambiente e acadêmico e quiçá fortalecimento da cultura da educação ambiental.

Externa ao Programa - 3273319 - FRANCIELE OLIVEIRA CAMPOS DA ROCHA - nullExterno à Instituição - Flávio de São Pedro Filho
Presidente - 1633807 - GEORGIA PATRICIA DA SILVA FERKO
Externo à Instituição - JONISTAINE BARBOSA DO NASCIMENTO