ESTUDANTES MACUXI E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO NO CAMPUS AMAJARI
IFRR; Indígenas; Macuxi; Interculturalidade; Amajari
Este trabalho foi desenvolvido dentro de uma perspectiva crítica interpretativa com o intuito de abordar a percepção do estudante macuxi quanto suas experiências como discente no Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR) por meio das narrativas dos discentes indígenas, tendo como principal objetivo interpretar as percepções desses estudantes sobre a experiência de cursar o ensino médio integrado ao técnico no Campus Amajari do IFRR. Buscou-se o aporte teórico da Antropologia da Educação para compreensão dos fatos no contexto da educação profissional. A metodologia utilizada é de cunho etnográfico na perspectiva de Peirano (2014), quando problematiza que etnografia não é método. Portanto, esta etnografia foi fomentada a partir das narrativas de estudantes indígenas da etnia macuxi das comunidades Mutamba, Três Corações e Aningal, regularmente matriculados neste instituto, buscando elucidar os anseios e frustrações da juventude indígena atendida por uma escola técnica profissional que se pôde captar, documentando o que tem se desenvolvido em termos de educação com o jovem indígena e propor uma reflexão sobre as ações que estão sendo desenvolvidas dentro de uma proposta pedagógica no contexto da interculturalidade.