“Da Exclusão àInclusão: Políticas Públicas de
Atendimento Educacional Especializado para pessoas com deficiência no Estado de Roraima”
PALAVRAS-CHAVE: deficiência; antropologia; políticas públicas; atendimento educacional especializado; educação inclusiva.
Este estudo busca apresentar uma análise das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência no Estado de Roraima, especialmente, as políticas de atendimento educacional especializado que ganham concretude no Centro de Atendimento Educacional Especializado de Boa Vista – CAE/BV. Inicialmente, é realizada uma reflexão teórica sobre corpo e deficiência, mostrando como essas noções são conformadas por questões sociais, históricas e culturais que impactam as vidas das pessoas com deficiência. Posteriormente, a partir dos relatos de gestoras, profissionais da educação e mães de pessoas com deficiência, apresenta-se o processo de construção dessas políticas, enfatizando três momentos: a exclusão, a integração e a inclusão. Essa pesquisa parte da premissa de que as políticas públicas são os instrumentos necessários para que as pessoas com deficiência alcancem autonomia, e ainda de que o atendimento educacional especializado é uma das ferramentas que possibilita operar a inclusão social de pessoas historicamente invisibilizadas. Este trabalho enfatiza a necessidade de compreender que a deficiência exige uma complexidade de ações e que a educação inclusiva deve caminhar concomitantemente ao acesso aos serviços de saúde e de assistência social. Desse modo, propõe-se rever a ideia equivocada de que a deficiência é o fator de limitação das pessoas, propondo que o que as limita são as vivências em situações de desigualdades sociais, econômicas, técnicas e de acessos aos serviços. Assim, a antropologia, como ciência que se ocupa da alteridade, contribui para o alargamento das reflexões teóricas e práticas sobre a deficiência.