Políticas públicas de educação inclusiva voltadas para estudantes com deficiência no Estado de Roraima: o caso do Centro de Atendimento Especializado (CAE/BV).
pessoa com deficiência, antropologia, educação, políticas públicas.
A presente pesquisa se propõe a analisar o atendimento educacional especializado a partir de um estudo de caso realizado no Centro de Atendimento Especializado (CAE/BV), buscando entender os meandros que envolvem as políticas públicas de educação inclusiva no Estado de Roraima, e assim permear o construto da deficiência. A reflexão sobre o corpo, identidade e políticas públicas, nos oferece a possibilidade de averiguar questões relacionadas ao biopoder no que tange a definição da deficiência e os seus impactos na vida dos sujeitos. A perspectiva antropológica do “eu e do outro” nos propicia inferir que vivemos em um mundo permeado pela alteridade e pela diferença e as situações de deficiência são vivenciadas em todas as sociedades e épocas com impactos específicos. As políticas públicas de vidas e para vidas são importantes instrumentos para se alcançar uma sociedade menos desigual. Assim, a partir de elaborações antropológicas, em diálogo com outras ciências, se objetiva apontar a complexidade que envolve a deficiência.