A construção da imagem do venezuelano e a ressignificação de sentidos no extremo norte do país através da mídia
Imigração; Mídia; Alteridade; Xenofobia; Emoções.
Ao longo deste estudo busca-se mostrar como a Imprensa contribui para a ressignificação de sentidos e significados, no contexto de imigração venezuelana, influenciando na construção da imagem dos venezuelanos. A investigação trabalha desde a abordagem da mídia sobre a temática, com base nas categorias de representações estabelecidas para os imigrantes, passando pelas manifestações públicas, obtidas a partir da imagem apresentada pelos veículos de comunicação de Roraima, até o recebimento das mensagens emitidas pela mídia. Dentre as diversas reações observadas, a violência simbólica (Bourdieu, Durand), desenvolvida sobretudo por meio da reprodução de discursos, é o que mais fica evidenciada em vários setores da sociedade. A partir desta visão, a reflexão sobre como esses produtos dos meios de comunicação de massa interferem não somente nos fatos sociais, mas também nas emoções dos indivíduos (autóctones ou imigrantes), visto que são marcadas por históricos particulares, mas também por contextos socioculturais. Isso enseja um olhar antropológico cuidadoso sobre o fazer jornalístico, ferramenta manuseada em sistema estruturado por grupos dominantes em cada realidade social.