Banca de DEFESA: AIRLENE DE MEDEIROS CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AIRLENE DE MEDEIROS CARVALHO
DATA : 07/03/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 01 do PPGEO/PROFÁGUA- ANEXO III – IGEO/UFRR
TÍTULO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS PARA REDUZIR OS RESÍDUOS SÓLIDOS NO RIO JAUAPERI, SUL DE RORAIMA


PALAVRAS-CHAVES:

Problemas ambientais. Educação ambiental não-formal. Segurança hídrica.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

O cenário urbano na Amazônia mudou e nas últimas décadas do século XX essa transformação se intensificou com o aumento populacional, porém os investimentos em infraestruturas adequadas/adaptativas não acompanham esse crescimento urbano. Na região ribeirinha a situação é mais crítica com a dificuldade de acesso aos serviços básicos, entre eles distribuição de água potável, esgotamento sanitário e coleta de resíduos sólidos. Essas deficiências produzem ônus aos povos ribeirinhos, criando um cenário de vulnerabilidade ambiental e social. As dificuldades podem se intensificar com o aumento do consumo de produtos industrializados e com o despejo de resíduos sólidos nos rios, consequência principalmente da falta de alternativas para o manejo das embalagens recicláveis e de uma educação ambiental não formal mais atuante nas comunidades tradicionais. Nesse contexto, a pesquisa foi desenvolvida nas Vilas Itaquera e Xixuaú, banhadas pelo rio Jauaperi, sul do município de Rorainópolis, o qual faz parte da última Unidade de Conservação constituída na Amazônia, denominada Reserva Extrativista (Resex) Baixo rio Branco – Jauaperi, criada pelo Decreto Federal Nº 9.401/2018. A metodologia utilizada no estudo baseou-se em visitas técnicas e no questionário socioambiental aplicado nas duas comunidades com dezesseis respondentes no total. A pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, envolveu entrevistas on-line com representantes das famílias ribeirinhas do rio Jauaperi, de modo a obter dados sobre o perfil socioeconômico, condições de sanitárias e de acesso a serviços de saúde e à educação. Identificou-se problemas ambientais causados pelo descarte irregular de resíduos no solo e no rio Jauaperi. Foi verificado ainda, por meio do relatório da vigilância epidemiológica de Roraima, a notificação de doenças hídricas em decorrência do consumo de água diretamente do rio sem o devido tratamento. Evidenciou-se a falta de educação ambiental não-formal, já que a maioria respondeu não ter participado de ações que promovam a educação ambiental nas comunidades. Sobre políticas públicas voltadas para os recursos hídricos e resíduos sólidos, todos afirmaram desconhecer o assunto, sendo, portanto, fundamental a aplicação da educação ambiental não-formal como fortalecimento da cidadania. O estudo serviu de base para a construção de um manual ambiental conceitual e educativo, de apoio à gestão de recursos hídricos para o manejo de resíduos sólidos visando a qualidade hídrica no baixo rio Jauaperi e a promoção da saúde da população ribeirinha. A partir dos resultados obtidos, espera-se auxiliar os gestores e agentes públicos, lideranças comunitárias e professores com medidas de planejamento de ações assertivas, com o objetivo de mitigar os danos à população extrativista e ao rio Jauaperi.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1344205 - CARLOS EDUARDO LUCAS VIEIRA
Interna - ***.758.152-** - MARCIA TEIXEIRA FALCAO - UERR
Presidente - 2207993 - VLADIMIR DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 04/03/2024 23:01
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server4.jboss4