ANÁLISE DA APLICAÇÃO DOS PARÂMETROS DO MANUAL ESFERA WASH NO ABRIGO WARAOTUMA A TUARANOKO: PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE CARTILHA DE SANEAMENTO
SANEAMENTO BASICO.ABRIGO PARA REFUGIADOS. MANUAL ESFERA.PARAMETROS DE PROJETOS
No mundo o movimento migratório, devido a pobreza, perseguição política, religiosa, guerras e desastres naturais ocasionam inúmeras formas de assentamento. O genocídio em Ruanda, em 1994, é um dos exemplos marcantes de deslocamentos forçados na África. No atendimento dos refugiados de Ruanda, em Goma (República Democrática do Congo), milhares de pessoas não receberam o adequado acesso a meios básicos de sobrevivência como alimentação, abrigo e acesso a saneamento, acarretando epidemia de cólera e disenteria, devastando a população já gravemente afetada pelas péssimas condições de vida que estavam submetidas (ERIKSSON, 1996).
A consequência da péssima resposta humanitária, do fluxo migratório de Ruanda em Goma foi a elaboração do Manual Esfera (ESFERA, 2018). Esse Manual foi desenvolvido para prover a necessidade mínima para uma pessoa ter acesso a dignidade em emergências humanitárias em contexto muito escassos e além deste manual existe também o Emergency Sheltering de 2016(Abrigamento de Emergência), que é um manual produzido pela Cruz Vermelha Germânica para emergência de abrigamento, já para as emergências relacionadas a saúde pública, em especial para refugiados e campos de refugiados, existe o Public Health Engineering (Engenharia em Saúde Pública) em situações precárias, realizado em 2010.