Banca de DEFESA: RAFAEL CASTELO BRANCO ENGELHARDT

DISCENTE : RAFAEL CASTELO BRANCO ENGELHARDT
DATA : 28/06/2024
LOCAL: Plaforma virtual - Videoconferencia

SIMULAÇÃO DE INUNDAÇÃO EM BOA VISTA RR, USO DOS MODELOS DE ELEVAÇÃO ALOS PALSAR, MERIT E SOFTWARE HEC-RAS

Simulação de inundação, HEC-RAS, Modelo de Elevação MERIT

A zona urbana de Boa Vista – RR ocupa uma área de relevo plano com formação de lagoas naturais, essa característica contribui para a ocorrência de inundações durante o período chuvoso. Para que sejam realizadas simulações de eventos de inundação dos igarapés com o Software HEC-RAS, a condição de relevo com pouca variação altimétrica dificulta a aplicação de metodologia que inclua os modelos de elevação mais conhecidos como Alos Palsar e SRTM, isso foi observado quando comparadas as simulações com os efeitos observados no local. Para solução do problema foi verificada metodologia de simulações para análise de área de inundação com HEC-RAS utilizando o modelo de elevação MERIT no bairro Olímpico, zona oeste da cidade. Pôde-se verificar então com a referida metodologia a abrangência da inundação resultante para o período de retorno de 5, 10 e 20 anos.

Presidente - 2527385 - ADRIANO FRUTUOSO DA SILVA
Interno - 2060942 - ALEX BORTOLON DE MATOS