OS CURSOS DE LETRAS LIBRAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Libras. Educação Inclusiva. Cursos de Letras Libras. Surdez.Formação.
Esta dissertação investiga a estruturação e implicações dos cursos de Letras Libras
nas universidades federais da região Norte, tendo como foco os saberes que emergem
desses cursos e sua relevância para a inclusão linguística, social e cultural das
pessoas surdas. Reconhecida como meio oficial de comunicação e expressão desde
a promulgação da Lei no10.436/2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem sido
elemento central na promoção da educação bilíngue e na formação de profissionais
para atender às demandas das comunidades surdas. Para tanto, a pesquisa objetiva
analisar como os cursos de Letras Libras das universidades federais da região norte
definem o perfil do profissional a ser formado tomando como base seus PPCs. Por
meio de uma pesquisa de cunho qualitativa, de caráter documental, foram analisados
os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de sete Universidades Públicas Federais
da região norte. Os resultados revelam a necessidade de uma abordagem integrada
e inclusiva que respeite a Libras enquanto componente cultural e identitário,
fomentando uma formação acadêmica que contribua para a desconstrução discursiva
de estereótipos capacitistas que ainda existem na sociedade contemporânea e
promova reflexões e práticas voltadas a perspectiva inclusiva das comunidades
surdas nos diversos espaços sociais. Contudo, percebo que os cursos de Letras
Libras se configuram como espaços de resistência reordenando as relações de poder
e saber, criando condições para a emancipação cultural e educacional das
comunidades surdas. E essa prática discursiva, ao legitimar a surdez como diferença
e não como deficiência, promove transformações que ressignificam as relações
sociais e educacionais, colocando a inclusão no centro de uma pedagogia crítica e
transformadora.