Entre Falas: o protagonismo estudantil e as potencialidades do podcast no ensino de história de Roraima
Ensino de História, podcast, História Local, Aula-Oficina, interculturalidade crítica, educomunicação.
O presente trabalho de pesquisa nasce das recentes experiências vivenciadas entre o chão da escola pública de Roraima e o programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Roraima. A pesquisa tem por objetivo analisar as potencialidades do ensino de História local, observadas a partir da estratégia didática do podcast. Para tanto, busca-se entender: Quais as contribuições que o uso da mídia digital podcast podem oferecer ao processo de aprendizagem da história local? Metodologicamente baseada no conceito de aula-oficina (Barca, 2004), usaremos essa mídia para a criação do programa “Entre Falas”, com a produção e execução dos alunos de uma escola pública, situada na periferia de Boa Vista, com a supervisão e orientação do professor de História. A ideia visa construir episódios capazes de fomentar a educação histórica pautada na participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Serão três episódios, com duração média de 20 minutos, que abordarão temas sobre a História de Roraima, considerando o déficit de material acerca dessa temática no cotidiano escolar. Esse recurso de aprendizagem, voltado aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental durante o ano letivo de 2025, considera três eixos temáticos escolhidos a respeito da História local: Ancestralidade indígena e ocupação da Amazônia Caribenha; Ciclos migratórios e territorialidades; Patrimônio cultural material e imaterial de Roraima. A proposta demanda um diálogo teórico-prático entre os campos do ensino de história local, da comunicação digital (educomunicação), em uma perspectiva da interculturalidade crítica e decolonial. Autores como Schmidt (2021), Melo (2015), Freire (1987;2005), Soares; Viana e Xavier (2016), Candau (2012) e Quijano (2005) auxiliam na reflexão dessa proposta.