Cinema da Amazônia: uma abordagem didática para o ensino de história
Ensino de História. Cinema. Amazônia. Representação.
Na pesquisa proposta, iremos explorar como o cinema produzido na região norte do Brasil pode ser um recurso valioso no ensino de História, enfatizando a análise fílmica. A pesquisa tem como objetivo investigar o uso do cinema, através da análise de documentários como “Amazônia Sociedade Anônima” e “Somos Guardiões”, utilizando-os como campo de análise o ensino de história, focando nas representações, lutas e resistência dos povos indígenas da Amazônia. O documentário “Amazônia Sociedade Anônima” (2019) de Estêvão Ciavatta, aborda a exploração desenfreada dos recursos naturais da Amazônia e seus impactos ambientais e sociais. Em relação ao filme “Somos Guardiões” (2023) dos diretores Edivan Guajajara, Chelsea Greene, Rob Grobman, é retratada a luta das ativistas e indígenas na proteção do seu território. Uma obra que destaca a conexão íntima e interdependência entre os povos indígenas e a Amazônia, promovendo reflexões significativas sobre a defesa ambiental e a proteção territorial. Ao utilizarmos o cinema como recurso didático em sala de aula, faz-se necessário levar em consideração suas potencialidades como documento histórico, podendo ser problematizado, indagado, contextualizado e ressignificado. Esta pesquisa busca incorporar reflexões sobre a interseção entre cinema e ensino de história, e metodologia de análise fílmica como recurso em sala de aula. Também serão debatidos conceitos como consciência histórica a partir das pesquisas de Isabel Barca (2013) e Luís Fernando Cerri (2013), e representação com base nas obras de Roger Chartier (1977, 1991, 2002), que, em conjunto, estruturaram as discussões que serão desenvolvidas. O objetivo dessas análises será contribuir para o aprofundamento dos estudos voltados ao ensino de história, oferecendo subsídios teóricos e metodológicos que ampliem as possibilidades pedagógicas nessa área. Por fim o produto que será desenvolvido, denominado “CineHistória: A Amazônia em Curtas”, consiste na elaboração de um projeto destinado a professores e estudantes de História, com potencial de aplicação em escolas de ensino fundamental e médio. Trata-se de um projeto didático que integra a análise de documentário e atividades práticas de produção audiovisual. O objetivo principal é estimular uma aprendizagem contextualizada e participativa através da linguagem cinematográfica.