ENTRE O TEMPO HISTÓRICO E O ESPAÇO GEOGRÁFICO: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO 6º ANO.
Tempo histórico; Espaço geográfico; Interdisciplinaridade; Projeto escolar interdisciplinar; Aprendizagem histórica; Ensino de História.
O presente estudo explora a relação intrínseca entre os conceitos de tempo histórico e espaço
geográfico no ensino de História e Geografia, destacando a interdisciplinaridade como
abordagem pedagógica para tornar a aprendizagem mais significativa no 6º ano do Ensino
Fundamental. A pesquisa parte de uma análise teórica das noções de tempo e espaço,
enfatizando sua construção histórica e cultural, e propõe a aplicação prática desses conceitos
por meio de um projeto escolar interdisciplinar. Na produção do conhecimento historiográfico,
são adotados referenciais teóricos que exploram o conceito de tempo, a Educação Histórica e a
formação do pensamento histórico. Paralelamente, serão consideradas reflexões provenientes
da geografia cultural e humanista, que oferecem suporte para investigar categorias
fundamentais como espaço, lugar e paisagem. Tais categorias não apenas orientam as análises,
mas também moldam e condicionam as interpretações possíveis dos fenômenos socioespaciais.
No projeto, os alunos são desafiados a criar países fictícios, articulando aspectos históricos e
geográficos em uma atividade que estimula o protagonismo, a criatividade e a reflexão crítica.
A proposta de ensino por projeto foi escolhida pelo seu potencial de dinamizar o processo de
aprendizagem, permitindo que os alunos sejam produtores de conhecimento enquanto os
professores atuam como mediadores. A pesquisa evidencia como essa metodologia pode ajudar
os estudantes a compreenderem de maneira integrada as transformações históricas e espaciais,
bem como a relação entre sociedade e ambiente ao longo do tempo. Por fim, os resultados
apontam que o ensino interdisciplinar favorece uma aprendizagem histórica mais profunda e
conectada com a realidade dos alunos, ampliando sua capacidade de análise crítica e
promovendo a construção de saberes significativos.