PROFHISTORIA PROGRAMA PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA EM REDE NACIONAL DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: THAYMARA SOUZA LUCENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAYMARA SOUZA LUCENA
DATA : 25/02/2025
HORA: 16:00
LOCAL: PROFHISTÓRIA
TÍTULO:

ENTRE O TEMPO HISTÓRICO E O ESPAÇO GEOGRÁFICO: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO 6º ANO.


PALAVRAS-CHAVES:

Tempo histórico; Espaço geográfico; Interdisciplinaridade; Projeto escolar interdisciplinar; Aprendizagem histórica; Ensino de História.

 


PÁGINAS: 144
RESUMO:

O presente estudo explora a relação intrínseca entre os conceitos de tempo histórico e espaço
geográfico no ensino de História e Geografia, destacando a interdisciplinaridade como
abordagem pedagógica para tornar a aprendizagem mais significativa no 6º ano do Ensino
Fundamental. A pesquisa parte de uma análise teórica das noções de tempo e espaço,
enfatizando sua construção histórica e cultural, e propõe a aplicação prática desses conceitos
por meio de um projeto escolar interdisciplinar. Na produção do conhecimento historiográfico,
são adotados referenciais teóricos que exploram o conceito de tempo, a Educação Histórica e a
formação do pensamento histórico. Paralelamente, serão consideradas reflexões provenientes
da geografia cultural e humanista, que oferecem suporte para investigar categorias
fundamentais como espaço, lugar e paisagem. Tais categorias não apenas orientam as análises,
mas também moldam e condicionam as interpretações possíveis dos fenômenos socioespaciais.
No projeto, os alunos são desafiados a criar países fictícios, articulando aspectos históricos e
geográficos em uma atividade que estimula o protagonismo, a criatividade e a reflexão crítica.
A proposta de ensino por projeto foi escolhida pelo seu potencial de dinamizar o processo de
aprendizagem, permitindo que os alunos sejam produtores de conhecimento enquanto os
professores atuam como mediadores. A pesquisa evidencia como essa metodologia pode ajudar
os estudantes a compreenderem de maneira integrada as transformações históricas e espaciais,
bem como a relação entre sociedade e ambiente ao longo do tempo. Por fim, os resultados
apontam que o ensino interdisciplinar favorece uma aprendizagem histórica mais profunda e
conectada com a realidade dos alunos, ampliando sua capacidade de análise crítica e
promovendo a construção de saberes significativos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.741.147-** - CARLA MONTEIRO DE SOUZA - UFRR
Interna - 3929872 - ALESSANDRA RUFINO SANTOS
Interno - 3273619 - BENEDITO CARLOS COSTA BARBOSA
Externa à Instituição - OLIVIA MACEDO MIRANDA DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 18/02/2025 07:22
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