HISTÓRIA LOCAL: O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DE FONTES DE MEMÓRIAS AFETIVAS.
História Local; Ensino de História; História do Tempo Presente; Memória.
Esta pesquisa investiga o uso da História Local no ensino de História, destacando a produção de fontes a partir de memórias afetivas. Realizada em 2023 com duas turmas de 8º ano na Escola Estadual Professor Voltaire Pinto Ribeiro, bairro Dr. Silvio Leite, em Boa Vista, Roraima, a pesquisa busca avaliar a eficácia dessa metodologia para tornar os alunos conscientes de seu papel na História e instrumentalizados na pesquisa histórica. Visa ainda dinamizar o ensino e aprendizagem frente à problemática da falta de motivação decorrente de um ensino histórico sem sentido e desconexo de sua realidade. Utilizando objetos de memória com vínculos afetivos, como fotos, documentos e objetos da cultura material, a pesquisa inclui a produção de fontes pelos alunos, relatórios de observação participante dos estagiários da UFRR e caderno de campo do pesquisador. A organização do trabalho se dá em três capítulos: o primeiro contextualiza a história local, estado, cidade, bairro, escola e a trajetória profissional do pesquisador; o segundo aborda teorias sobre ensino de História e memória; o terceiro analisa os resultados das metodologias aplicadas. A culminância é a exposição da história do bairro através dos objetos pessoais dos moradores. A pesquisa conclui que a História Local é uma metodologia viável e benéfica, sugerindo a necessidade de estratégias inovadoras no ensino de História para engajar e equipar os alunos na construção do conhecimento histórico.