LITERATURAS INDÍGENAS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA EM PERSPECTIVA DECOLONIAL
Ensino de História; Literatura Indígena; Decolonialidade; Sequência Didática.
O presente trabalho consistiu numa pesquisa sobre a utilização de literaturas de autoria indígena no ensino de História cuja finalidade busca promover uma reflexão do ensino da temática indígena nos anos iniciais do Fundamental II, mais especificamente em uma turma de 6º ano de uma escola localizada na zona rural do município de Iracema/RR. A escola como espaço de formação pressupõe o contato dos estudantes com as mais diversas sociedades e culturas, a qual visa construir não apenas um saber histórico, mas crítico, capaz de desconstruir, por meio de uma educação plural e democrática, estigmas e pensamentos preconceituosos construídos ao longo do tempo em relação a certos grupos sociais minorizados. Nesse sentido, acreditamos que por meio das textualidades de autoria indígena aliada a uma educação crítica e da perspectiva decolonial, obteremos, gradativamente dentro das aulas de História, uma identificação dos alunos e alunas às temáticas indígenas, a fim de minimizar os apagamentos históricos e culturais desses povos e consequentemente a imagem criada desses povos. Para tal, nos respaldamos teórico-metodologicamente em autores como Graúna (2013), Munduruku (2018, 2017), Krenak (2019), Kayapó (2023) Thiél (2016, 2006), assim como em Quijano (2005) e Mignolo (2017, 2008). Desse modo, partimos do universo literário indígena como um instrumento pedagógico que desenvolve nos estudantes o interesse pela leitura, como também estabelece, na busca pela desconstrução de estigmas e preconceitos, uma visão mais abrangente e diversa em torno dos indígenas. O desenvolvimento desta pesquisa constou com um levantamento e análise teórica das literaturas indígenas que auxiliasse no desenvolvimento do presente trabalho; assim como, a produção de uma sequência didática que dialoga com literatura indígena, ensino de História, currículo, ensino decolonial e a aplicabilidade da Lei 11.645/08.