PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DENIS RENAN NOJOZA MOURA

DISCENTE : DENIS RENAN NOJOZA MOURA
DATA : 26/06/2024
LOCAL: PROFHISTÓRIA

MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE RORAIMA

Ensino De História; Didática Da História; Mídias Digitais; História Pública Digital.

Este trabalho apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo investigar as possibilidades de ensino com Mídias Digitais utilizadas pelos professores de História, considerando as condições e características de cada sala de aula. Para tal, busca entender a orientação teórico-metodológica aplicada por professores ao utilizar essas possibilidades e a relevância destas para o Ensino de História, analisadas a partir de Luiz Mauro Sá Martino, de Jörn Rüsen e das contribuições de Luiz Fernando Cerri, considerando ainda a importância da cultura escolar discutida por Maria Auxiliadora Schmidt e as contribuições para a Didática da História na perspectiva de Oldimar Cardoso. O desenvolvimento desta pesquisa, no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História, analisa a importância da produção do saber histórico escolar, compreendendo produções “públicas-digitais” em sua relação com as metodologias da ciência histórica, como pontua Serge Noiret. Neste ponto, visa compreender o uso das Mídias Digitais, antes e depois do período em que o ensino semipresencial foi instaurado para a manutenção das aulas durante a pandemia de covid-19, entre 2018 e 2022. Analisamos a utilização desses meios entrevistando professores de História do estado de Roraima, atuantes no Ensino Fundamental 2, e suas perspectivas sobre as Mídias Digitais no processo formativo e importância na produção e publicização do saber histórico em sala de aula a partir de atividades desenvolvidas nos diferentes regimes de ensino.

Presidente - ***.741.147-** - CARLA MONTEIRO DE SOUZA - UFRR
Interna - 1769849 - MARCELLA ALBAINE FARIAS DA COSTA