MULHERES NEGRAS NOS JORNAIS AMAZÔNICOS DO SÉCULO XIX E CONEXÃO COM A ATUALIDADE: UM ESTUDO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Mulheres negras, Amazônia, Ensino de História, Vídeo Educativo
O presente trabalho aborda a representação das mulheres negras nos anúncios de jornais da Amazônia do século XIX e conexão com a atualidade, destacando a importância de incluí-las no ensino de História. A pesquisa visa analisar como as fontes jornalísticas documentam e representam essas mulheres, propondo estratégias para integrar esses registros ao ensino de forma crítica e reflexiva. Ao examinar a historiografia, o estudo busca compreender as narrativas construídas sobre as mulheres negras e suas implicações para a compreensão das relações de poder e desigualdades raciais e de gênero atuais. Como produto educacional, será desenvolvido um vídeo intitulado “Ecos da Resistência: o protagonismo das Mulheres Negras na Amazônia entre o passado e o presente” que oferecerá recursos pedagógicos para o ensino de História. Este vídeo incluirá narrativas históricas, depoimentos de especialistas e propostas de atividades que promovem uma abordagem mais inclusiva e crítica no ensino de História. Ao destacar as estratégias de resistência dessas mulheres e sua contribuição para a sociedade, o estudo enfatiza a necessidade de um ensino que valorize a diversidade e promova a justiça social, permitindo uma reavaliação das dinâmicas sociais e raciais do Brasil.