PROFHISTORIA PROGRAMA PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA EM REDE NACIONAL DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLODOVIL ALVES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLODOVIL ALVES PEREIRA
DATA : 30/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/qjp-rfvr-qfy
TÍTULO:

O FILME “A LENDA DE TARZAN”: UMA NARRATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Narrativa Histórica; Ensino de História; Cinema; Imperialismo.


PÁGINAS: 22
RESUMO:

O objeto de estudo desse projeto de pesquisa é o uso do filme “A Lenda de Tarzan” (2016) e seu uso em sala de aula como instrumento e fonte para o Ensino de História, trabalhando o conteúdo: o Imperialismo na África, abordando as práticas de dominação empreendidas pelas nações mais ricas do século XIX. Assim, buscaremos demonstrar como o Cinema pode ser também utilizado como um meio para legitimar certas práticas políticas e ideológicas empreendidas por grupos dominantes que historicamente utilizam tal recurso para defender seus interesses hegemônicos. O objetivo deste estudo é mostrar que uma obra cinematográfica pode ser uma forma de ensinar a História. Por meio de uma sequência didática, desenvolvida em quatro aulas, o objetivo geral é observar se os alunos conseguiriam identificar dentro do filme os elementos característicos do Imperialismo na África do século XIX. Para tal, faremos uso dos métodos do campo da História, Cinema e o Ensino de História por meio da análise da produção cinematográfica e suas representações. Autores como Marc Ferro e sua discussão sobre cinema como uma contra análise da sociedade serão utilizados como aportes teóricos. Por sua vez, faremos uso dos conceitos de representação (Roger Chartier) e de orientalismo (Edward Said) como referenciais teóricos para a pesquisa para compreendemos como o continente africano e seus povos são apresentados na película. Essas análises serão utilizadas como fundamentos para a produção da sequência didática, que buscará apresentar reflexões sobre as narrativas construídas sobre a África aos alunos do Ensino Básico.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO DIEMERSON DE SOUSA PEREIRA
Interna - 1299271 - MARIANA CUNHA PEREIRA
Presidente - 1112272 - RAQUEL ANNE LIMA DE ASSIS
Notícia cadastrada em: 29/05/2025 10:23
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2025 - UFRR - novo-sig-server4.jboss4