O FILME “A LENDA DE TARZAN”: UMA NARRATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Narrativa Histórica; Ensino de História; Cinema; Imperialismo.
O objeto de estudo desse projeto de pesquisa é o uso do filme “A Lenda de Tarzan” (2016) e seu uso em sala de aula como instrumento e fonte para o Ensino de História, trabalhando o conteúdo: o Imperialismo na África, abordando as práticas de dominação empreendidas pelas nações mais ricas do século XIX. Assim, buscaremos demonstrar como o Cinema pode ser também utilizado como um meio para legitimar certas práticas políticas e ideológicas empreendidas por grupos dominantes que historicamente utilizam tal recurso para defender seus interesses hegemônicos. O objetivo deste estudo é mostrar que uma obra cinematográfica pode ser uma forma de ensinar a História. Por meio de uma sequência didática, desenvolvida em quatro aulas, o objetivo geral é observar se os alunos conseguiriam identificar dentro do filme os elementos característicos do Imperialismo na África do século XIX. Para tal, faremos uso dos métodos do campo da História, Cinema e o Ensino de História por meio da análise da produção cinematográfica e suas representações. Autores como Marc Ferro e sua discussão sobre cinema como uma contra análise da sociedade serão utilizados como aportes teóricos. Por sua vez, faremos uso dos conceitos de representação (Roger Chartier) e de orientalismo (Edward Said) como referenciais teóricos para a pesquisa para compreendemos como o continente africano e seus povos são apresentados na película. Essas análises serão utilizadas como fundamentos para a produção da sequência didática, que buscará apresentar reflexões sobre as narrativas construídas sobre a África aos alunos do Ensino Básico.