EDUCANORTE PROG. DE PÓS-GRAD. EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Phone: Not available

Banca de QUALIFICAÇÃO: JONATA SOUZA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JONATA SOUZA DE LIMA
DATA : 16/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Conferencia via meet
TÍTULO:

MOVIMENTOS SOCIAIS DA COMUNIDADE SURDA NA AMAZÔNIA NA CONSOLIDAÇÃO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE (MEBIS): HISTÓRIAS, CONFLITOS E RESISTÊNCIAS NAS ASSOCIAÇÕES DE SURDOS
NA MOBILIZAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL

 


PALAVRAS-CHAVES:

Comunidade Surda; Educação de Surdos; Associações; Amazônia; Modalidade de Educação Bilíngue de Surdos (MEBiS).

 


PÁGINAS: 255
RESUMO:

Esta pesquisa se concentra nos movimentos sociais da Comunidade Surda na Amazônia
e em como eles influenciam a implementação da Modalidade de Educação Bilíngue de
Surdos (MEBiS). O principal objetivo é analisar as dinâmicas associativas e as
reivindicações socioeducacionais da comunidade surda, considerando a historicidade e as
contradições que emergem na busca por uma educação bilíngue de qualidade, pautada no
reconhecimento pleno da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da cultura surda. Sob o
viés da Teoria Histórico-cultural e dos Estudos Surdos, a pesquisa problematiza os
coletivos surdos e a estrutura curricular, evidenciando os conflitos, os interesses e as
conquistas que ocorrem ao longo dessa trajetória de lutas pretendendo compreender o
processo de inserção da comunidade surda amazônica nas políticas educacionais. Nesse
sentido, a tese investiga como o associativismo surdo na Amazônia ganha força como
instrumento de resistência, consolidando-se em espaços de formação política e
reivindicação de direitos linguísticos. As associações, ao promoverem encontros,
capacitações, manifestações e debates, tornam-se palco de construção de identidade,
agência política, itinerários educativos e solidariedade entre os membros da comunidade
surda. A metodologia adotada inclui pesquisa documental (análise de registros de
associações, materiais produzidos com influência dos movimentos surdos, legislações
educacionais), imersão no ambiente digital (redes sociais, sites de notícias, sites
institucionais) além de entrevistas e observação participantes com sujeitos ativos em
associações da comunidade surda, em especial, professores atuantes na Educação
Especial (Altamira – Pará) e na MEBiS (Belém – Pará). Os sujeitos entrevistados, em
comum, são militantes de movimentos sociais e agentes públicos ligados à comunidade
surda. A análise das narrativas, sinalizadas e orais, dos materiais digitais, dos documentos
é guiada por categorias como identidade surda, poder, contradição, economia linguística,
resistência e emancipação. O percurso metodológico ainda incorpora observações
etnográficas em eventos variados da comunidade surda, permitindo capturar nuances de
interação linguísticas em diversos ambientes. Ainda preliminares, até o momento, os
resultados indicam que, embora existam políticas públicas direcionadas à Educação
Especial, essas políticas se mostram frequentemente limitadas, tanto pela falta de
recursos, quanto por destoarem a almejada MEBiS, reivindicada há décadas pelo
associativismo da comunidade surda. Ainda assim, as associações vêm obtendo avanços
importantes, como a ampliação do debate e práticas pedagógicas que se alinhem com o
novo paradigma da MEBiS. Parcialmente, conclui-se que o fortalecimento da MEBiS na
Amazônia depende não só de políticas governamentais consistentes, mas também da
consolidação da participação ativa das associações de surdos e do reconhecimento efetivo
do seu protagonismo. A articulação desses movimentos sociais configura-se como
elemento fundamental para a transformação das práticas educacionais, contribuindo para
uma perspectiva de emancipação, autonomia e afirmação identitária dos surdos na região.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA REGINA CAMPELLO
Externa ao Programa - 1496314 - CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA - nullExterno ao Programa - 3573953 - JONILDO VIANA DOS SANTOS - nullInterna - ***.795.252-** - MARIA EDITH ROMANO SIEMS - UFRR
Interno - 2257142 - PAULO JEFERSON PILAR ARAUJO
Externo à Instituição - VALTENIR SOARES DE ABREU - UFRR
Notícia cadastrada em: 30/06/2025 20:40
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