Diálogos entre Educação Especial e Educação Escolar Indígena: desafios,
limites e possibilidades no contexto amazônico.
Educação Especial; Educação Escolar Indígena; Roraima.
Este projeto de tese tem como objeto de estudo a interface da educação especial com a
educação escolar indígena. Refere-se a uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo
bibliográfico e documental, que se ampara em levantamento de produções científicas e
documentos como leis, resoluções, planos municipais de educação elaborados pelas
secretarias de educação dos municípios que compõem o estado de Roraima, Projeto Político
Pedagógico para as escolas estaduais indígenas, Referencial Curricular da Educação Básica
das escolas estaduais indígenas e Diretrizes para a Educação Especial no Sistema Estadual de
Educação de Roraima. Tem como principal questionamento: Quais são os desafios, as
especificidades e singularidades que envolvem a escolarização de estudantes público-alvo da
Educação Especial que encontram-se matriculados em escolas indígenas da rede de ensino de
Roraima? O objetivo principal é compreender como tem se efetivado a educação escolar dos
estudantes indígenas público da Educação Especial em Roraima. Especificamente,
almejamos: traçar um panorama do contexto histórico da educação indígena em Roraima;
identificar como as escolas de Roraima estão se organizando para o atendimento dos
estudantes indígenas com deficiências e analisar as práticas e estratégias utilizadas para
garantir a acessibilidade dos estudantes público da Educação Especial, nas escolas indígenas.
O referencial teórico ancora-se na perspectiva histórico-cultural de Lev Semionovitch
Vigotsky com a Teoria da Construção Social do Conhecimento, que possibilita compreender o
ser humano nas dimensões histórica, inter-relacional e pessoal, nas relações que estabelece em
seu contexto cultural e na dinâmica dos diferentes espaços nos quais o indivíduo se constitui
como integrante e produtor de sua condição social (Prestes, Tunes, Silva, 2024). E na Teoria
de Mikhail Bakhtin e seu círculo que potencializam a compreensão de questões que
perpassam a educação e dos sujeitos em sua historicidade, sociabilidade e interação, pois
demarcam uma realidade em construção, inacabada, em processo constante de feitura. Esse
referencial irá nos orientar nos nossos procedimentos de pesquisa e em nossas futuras
análises, pois auxilia na percepção do homem como um sujeito concreto, histórico, marcado e
datado polifônica e polissemicamente pela sua história e cultura, resultante de seu tempo.