Formação incial de professores surdos: contribuições para a sua constituição docente no Ensino Fundadamenal I
Formação inicial de professores surdos; Marcadores ideológicos; Pedagogia Surda; Análise Textual Discursiva (ATD); História em quadrinhos.
O projeto de pesquisa tem a finalidade de analisar os principais marcadores ideológicos presentes na narrativa do professor surdo que contribuíram para a sua constituição docente no Ensino Fundamental I. O Objeto de estudo é formação inicial de professores surdos para o ensino fundamental I. Para as reflexões teóricas buscamos em autores como Chauí (2000; 2001), Skliar (2005), Perlin (2005), Fernandes (2008), Tardif (2017), Romário (2018), Schubert (2019) e Arroyo (2013). A pesquisa seguirá uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e de campo. O procedimento inicial de coleta será a Revisão Bibliográfica Narrativa (RBN) para conhecer melhor o objeto de estudo nas produções brasileiras. Os métodos de coleta empregados são de natureza dedutiva e indutiva. As técnicas de coletas são entrevista semiestruturada e as leituras de reconhecimento e seletiva. A metodologia de análise seguirá as orientações da Análise Textual Discursiva (ATD). O participante e colaborador principal da pesquisa é um professor surdo, titular de uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental I de uma escola bilíngue municipal em Boa Vista-RR. O referido projeto tem como produto final a apresentação de uma história em quadrinhos (HQ) que servirá como referencial para motivar outros surdos a ampliarem suas perspectivas de carreira e a defenderem práticas mais inclusivas em sua comunidade.