ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE
PACARAIMA -RR: POSSIBILIDADES PARA PENSAR EM PRÁTICAS ESCOLARES
INCLUSIVAS E DE APRENDIZAGEM SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS ENVOLVENDO
ALUNOS COM BAIXA VISÃO.
Inclusão escolar; estratégias pedagógicas; práticas escolares inclusivas; baixa visão.
O presente estudo investiga as estratégias pedagógicas inclusivas no contexto do ensino de ciências para alunos com baixa visão na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Alcides da Conceição Lima, localizada em Pacaraima, Roraima. A pesquisa busca compreender como essas práticas são percebidas pelos professores do Ensino Fundamental I e como podem ser aprimoradas para promover uma aprendizagem significativa e equitativa. A justificativa do estudo se fundamenta na necessidade urgente de atender às especificidades educacionais desse público, garantindo seu direito à educação de qualidade, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das Diretrizes Curriculares de Roraima (DCRR). Utilizando uma abordagem qualitativa, os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os docentes e analisados à luz da análise do discurso. A pesquisa ainda explora práticas inclusivas que consideram recursos pedagógicos inovadores e adaptados, como tecnologia assistiva e flexibilização curricular, buscando superar as barreiras impostas pela limitação visual. O produto final será uma cartilha educativa destinada a disseminar estratégias e práticas pedagógicas inclusivas para educadores e gestores. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas pedagógicas eficazes, a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da inclusão e a formulação de um conjunto de diretrizes para orientar o ensino inclusivo. Este estudo contribui para a formação de professores mais preparados, o fortalecimento das políticas educacionais locais e a criação de um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo, promovendo o desenvolvimento pleno de alunos com baixa visão.