O ensino do conto fantástico para alunos surdos no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio
Educação de Surdos. Conto fantástico. Educação bilíngue. Formação continuada.
Neste trabalho, objetivamos analisar o conto fantástico como recurso didático no ensino de LP como L2 para alunos surdos do Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio. A nossa pesquisa foi de abordagem qualitativa e quantitativa (Creswell, 2010), com os métodos descritivo e exploratório (Lakatos; Marconi, 2003) e dedutivo e indutivo (Moraes, 2003). As técnicas e instrumentos de coleta utilizados foram: revisão bibliográfica narrativa, sob as contribuições de Salvador (1986), e aplicação de questionário online na escola Likert, baseado em Creswell (2007). Para a análise, utilizamos as seguintes técnicas: leitura flutuante (Franco, 2008), leitura reflexiva e crítica e leitura interpretativa (Salvador, 1986), e análise textual discursiva (Moraes, 2003). Os resultados de nossa pesquisa evidenciam: a) as lacunas no campo de produções que abordem o ensino de contos fantásticos para alunos surdo; b) o posicionamento docente em favor da acessibilidade do surdo e a carência de formação docente para a promoção da inclusão efetiva da comunidade surda, e c) a necessidade de uma formação continuada para professores de LP de EF II e/ou EM voltada ao ensino de contos fantásticos para alunos surdos. Diante da necessidade, elaboramos uma proposta de curso de formação continuada dentro da temática estudada. Esperamos que nosso estudo suscite a discussão acerca do uso do conto fantástico no ensino de LP como L2 para alunos surdos do EF II e do EM, além de reforçar a luta pela acessibilidade da comunidade surda e pelo ensino bilíngue.